Motos off-road dos anos sessenta pra trás…

Motos off-road dos anos sessenta pra trás…

Antes do surgimento da primeira moto trail (veja a história aqui), o pessoal ia pro barro com motos “normais” e algumas poucas alterações. Eram as SCRAMBLERS!

A origem das motos “scrambler” é muito antiga, e tudo começou na Inglaterra. O registro da primeira competição oficial é de 1924. Vamos lembrar que naquela época praticamente não existia asfalto, tudo era “off-road”. Já existiam desde 1909 competições de habilidade em percursos abertos de superação de obstáculos (o trial original). Depois alguém criou a pista fechada de trial, e em seguida a velocidade ganhou foco. Assim, as corridas em pista fechada de terra com obstáculos foram apelidadas de scrambler. Uma “moto scrambler” portanto, era uma moto normal da época adaptada para correr (e vencer) numa pista de terra ruim.

Isto levou a várias invenções e melhorias técnicas, especialmente na suspensão. Os quadros rígidos já saiam de cena no início dos anos 30 com melhorias na suspensão dianteira. A balança traseira como conhecemos hoje apareceu nas competições no inicio dos anos 50, muito antes de serem utilizadas nas motos “de rua”.

Durante a década de 30, o esporte cresceu em popularidade, onde times da BSA, Norton, Matchless e AJS competiam nos eventos. Quando as “corridas scrambler” saíram da Inglaterra já na década de 30, para os outros países da Europa, passaram a usar o nome de MOTOCROSS considerado mais amigável a todos os idiomas, mas aí já entramos em outra fase dessa história, com a criação do campeonato mundial nos anos 50 e a estréia do motocross nos Estados Unidos em 1966, que levou à “explosão” do esporte.

Outro ponto importante é que após a 2a Guerra Mundial, os anos 50 e 60 viram o domínio da marca BSA neste segmento, pois ela se tornou a maior fábrica de motos do mundo naquele tempo. As motos “scrambler” continuavam no visual praticamente de rua com as pequenas modificações para uso na terra, como paralamas altos, maior curso da suspensão, guidão reforçado e pneus com cravos. É o visual que hoje consideramos clássico.


1956 BSA C15 Motocross
1956 BSA C15 Motocross

1957 BSA Victor Grand Prix
1957 BSA Victor Grand Prix

1959 BSA Spitfire Scrambler
1959 BSA Spitfire Scrambler

1968 BSA A65 Firebird
1968 BSA A65 Firebird

UM VÍDEO DE COMO ERA NOS ANOS 60

..
..
ATUALMENTE

Hoje “Scrambler” é um dos inúmeros estilos criados para personalização e diferenciação de produtos. A galera cansada da mesmice das motocas atuais bebeu na fonte dos anos 50 para encontrar um visual diferenciado. O movimento cresceu com a entrada de vários customizadores profissionais nessa onda, até chegar ao ponto de algumas marcas lançarem modelos já prontos, “originais de fábrica”. Só lembrar da Triumph Scrambler (2006) e da Ducati Scrambler (2015)!

2006 Triumph Scrambler2006 Triumph Scrambler

2015 Ducati Scrambler2015 Ducati Scrambler

One Response »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *