Sturgis 2013 – Dia 8

Sturgis 2013 – Dia 8
Sturgis 2013 – Dia 8

Domingo foi dia de fazer as malas novamente, para encarar 480Km de trecho até a próxima parada. O tempo estava ensolarado, seco, lembrando o clima de Brasília.

No roteiro, uma passada na Devil´s Tower, montanha de formato bem estranho que ficou famosa no filme Contatos Imediatos de Terceiro Grau. Ao avistarmos a montanha, a vários km de distância, fizemos aquela paradinha pra fotos e uma aura mítica (ou mística) queria aparecer. Influência do filme, claro. Mas quando chegamos na entrada do parque de acesso à montanha… aquela realidade de sempre: lojinha cheia de quinquilharias, estacionamento, asfalto. Tudo embalado pra consumo. A lojinha, claro, com várias lembrancinhas relativas ao filme. E também ao evento de Sturgis, pois fica próximo (130Km) e faz parte da lista de passeios/eventos da programação oficial.

Depois de uma pausa pra água e fotos, seguimos viagem, retornando alguns quilômetros até uma pequena cidade e então pegando o rumo da estrada US-212. Um retão que atravessa região de fazendas, plana e monótona, no estado de Montana. A parte engraçada do dia foi durante o almoço. Numa cidadezinha, a lanchonete também era cassino (só caça-níqueis) e escolhemos os pratos. Quando chegou, eram sanduíches de hamburguer. Perguntei se a carne era de gado ou búfalo, e a senhora que atendeu simplesmente respondeu: “é carne!”.

No final do dia chegamos ao principal objetivo, o campo de batalha em Little Bighorn, onde os índios das planícies tiveram sua maior vitória contra o exército americano, derrotando o infame Ten.Coronel Custer em 1876. No local hoje há um museu e memorial sobre o acontecimento, com vídeos explicativos. O filme principal honra a memória dos envolvidos, colocando os dois pontos de vista da batalha: um país branco em expansão territorial lutando contra os últimos rebeldes e um povo nômade defendendo seus territórios, população e modo de vida. Ali conhecemos também o outro lado dos índios, os que lutavam a favor dos brancos, defendendo seus territórios contra a expansão territorial Sioux. No final, a velha história: o bicho maior engole o bicho menor.

Pernoitamos na cidade de Hardin, pois o memorial fica dentro da reserva Crow, e não existem hotéis. Teremos dois dias puxados pela frente, então agora o lance é jantar e descansar.

 

IMG_6321_387

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *