Dia do Motociclista

Dia do Motociclista
Dia do Motociclista

DIA DO MOTOCICLISTA: 11/março ou 27/julho?
Entenda porque existem duas datas

Hoje 11 de março consta em alguns calendários que é o Dia do Motociclista. Muitos amigos estranharam pois já está meio que padronizado o dia 27 de julho.

Na verdade existem vários “dia do motociclista”, que foram criados desorganizadamente em locais diferentes, por motivos diferentes, em uma época onde a comunicação entre as pessoas não era tão rápida quanto hoje. Eram os tempos pré-históricos antes da internet, celulares e whatzap.
Levantamos que o dia 11 de março é uma data estadual, instituído no Estado de São Paulo por meio da Lei 5.642, de 27/4/1987. Inclusive teve sessão solene na Assembléia Legislativa de SP hoje cedo: http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=370481 . Ainda não encontramos a motivação desta data, que já foi citada em alguns textos como sendo a data da invenção da motocicleta. Isto não é historicamente exato, pois o primeiro motor a gasolina foi patenteado em 3 de abril, a primeira moto a gasolina foi patenteada em 29 de agosto, e o primeiro teste dessa moto foi em 18 de novembro. Tudo isso em 1885, através do inventor alemão Gottlieb Daimler.

Para o dia 27 de julho, a origem é uma lei de 1982, iniciativa do então Deputado Alcides Franciscatto. Por sugestão de Rogério Gonçalves, na época proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, em homenagem póstuma ao seu ex-mecânico, o motociclista Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974. Esta data era a mais antiga e utilizada, entre as tantas existentes, e a partir de 2000 foi sendo cada vez mais divulgada no meio motociclístico, tornando-se a “data nacional”.

Fora do Brasil, existe uma comemoração chamada “Dia Mundial da Motocicleta” no dia 21 de junho, simplesmente porque é o dia mais longo do ano (no hemisfério norte), e assim é o dia que podemos aproveitar mais ainda nossas motos e o prazer de rodar com elas.

Independentemente da data, todo dia é um dia bom para andar de moto!

3 Responses »

  1. Boa noite!!! O Projeto de Lei do Deputado Federal Alcides Franciscatto foi indeferido e arquivado. Não virou lei. Nos arquivos da Câmara Federal estão os originais. Todavia, por tradição, comemoramos o 27/07 como se Lei o fosse!!!!

  2. Bacana , muito esclarecedor, não tinha nenhuma ideia d q existia outras datas comemorativas, achava q 27/7 era a única . Parabéns pela pesquisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *