MotorMaids MC

MotorMaids MC
MotorMaids MC

MOTORMAIDS MC
A lenda do primeiro moto clube

Sabe aquele monte de lenda (pra não dizer mentiras, trotes, informações falsas…) que repassam pela internet sem dó, sem conferência, sem pesquisa?

Pois é, no mundo motociclistico isso também é comum!

No intuito de informar os amigos, muitos textos velhos e errados são resgatados das profundezas da internet e repassados DE NOVO como novidade e informação correta.

Um destes casos é a lenda sobre o MOTORMAIDS MC.

Em vários textos circulando na internet há pelo menos 10 anos, o MotorMaids MC é citado como o mais antigo do mundo, e fantasticamente é um MC feminino! Os textos circulam por email, estão em blogs, orkut e agora facebook e zap. Pra piorar, até sites que se dizem especializados em motociclismo publicam (ou permitem a publicação por seus colaboradores) essa informação enganosa.

O MotorMaids foi fundado em 1940, por mulheres, está correto. É associado e reconhecido pela AMA (Associação Americana de Motociclismo). A AMA foi fundada por vários MCs em 1924, então só por esta informação já vemos que o MotorMaids não pode ser o mais antigo do mundo como citado em vários textos.

O mérito do MotorMaids MC, sem dúvida, é ser um MC de 1940 ainda em atividade, sem interrupções, reconhecido pela AMA.

Existem outros MCs americanos mais antigos em atividade hoje, mas tiveram interrupções de vários anos em seu funcionamento, OU não são reconhecidos pela Associação AMERICANA de Motociclismo. Como por exemplo:

– o YONKERS MC, de 1903, que é considerado o mais antigo do mundo, mas teve interrupção e foi reativado nos anos 80.
– o OUTLAWS MC, de 1933, que passou por mudança de nome, brigas com a AMA e não é reconhecido pela mesma, mas é reconhecido pela irmandade motociclistica mundial.

Outra grande honra do MotorMaids é ser o primeiro MC feminino dos Estados Unidos, e TALVEZ do mundo. Coloco como “talvez” porque as motos foram inventadas na EUROPA em 1889, e não consigo visualizar 50 anos de motos na Europa sem um MC feminino ter sido criado ANTES do MotorMaids MC em 1940. Vamos lembrar que a Europa passou por duas guerras e muita coisa foi destruída. Quem sabe um dia aparece o registro histórico de algum MC feminino europeu fundado antes de 1940.

3 Responses »

  1. Aqui no Brasil, o primeiro moto clube foi fundado em 1928. Era o Moto Clube do Brasil, com sua sede na famosa Rua das Motos, na cidade do Rio de Janeiro. Porém ele já não existe a pelo menos uns 40 anos. Depois vem o Moto Club de Campos, da cidade de Campos/RJ, que foi fundado em 1932, depois vem o Moto Clube de Petrópolis, da cidade de Petrópolis/RJ, que foi fundado em 1947 e por último o Zapata Moto Clube, da cidade de São Paulo/SP, que é de 1963. Todos esses continuam ativos.

    • Essa informação é boa mas já tem evolução BG! Identifiquei vários outros MC antes do Zapata, estou registrando isso em outro texto, logo te atualizo com o link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *