Explicação de um engenheiro da Goodyear sobre prazo de validade

Explicação de um engenheiro da Goodyear sobre prazo de validade
Explicação de um engenheiro da Goodyear sobre prazo de validade

“A borracha para “endurecer” e poder ser usada como pneu, passa por um processo chamado vulcanização. Esse processo tem início, porém não tem fim. Uma vez iniciado, a borracha continuará endurecendo lentamente até ir perdendo as suas características de maciez, aderência (grip) e demais condições de segurança e usabilidade. Isso independe se o pneu for usado ou não, é uma questão de tempo e não de uso ou armazenamento. Depois de 5 anos, tem que jogar fora!”

O DOT é uma marcação legal requerida em muitos países para a venda de pneus. DOT significa que os pneus atendem ou excedem os determinados padrões de segurança.

Para saber quando um penu foi produzido é só olhar o DOT. O código começa com as letras DOT seguido por duas letras que representa a fábrica onde foi produzido. Depois de três a quatro números dependendo de quando foi produzido. Pneus produzidos depois do ano 2000 tem um DOT de quatro números, os primeiros dois números são a semana (são 52 semanas em um ano) em que foi produzido e os últimos dois são o ano. Exemplo: DOT AX 3003 30 é a semana 30 do ano que foi produzido. 03 é o ano de 2003.

Confira a seguir como garantir uma estocagem perfeita para conservar as características de seus pneus:

  1. Após a desmontagem, lave os pneus com água e deixe que seque bem antes de guardá-lo.
  2. Retire resíduos, como cascalhos, que costumam ficar nas ranhuras do pneu.
  3. Se os pneus estiverem encaixados nas rodas, prefira guardá-los deitados ou suspensos.
  4. Caso esteja sem a roda, procure estocá-lo em pé.
  5. Armazene os pneus em local seco e longe de temperaturas extremas, como excesso de frio ou de calor. Mantenha-os protegidos da luz.
Compartilhe!

One Response »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *