Dicas para comboio de motos

Dicas para comboio de motos

Época de sol no centro-oeste, dezenas de eventos pipocando, muitos bondes sendo formados, e muita gente nova pegando bonde pela primeira vez. Sempre é bom dar uma relembrada nas boas práticas de andar em comboio (que sempre é perigoso!):

BÁSICO DO BÁSICO DE COMBOIO:
Formação alternada zig-zag. Propicia espaço lateral para desviar de buracos ou obstáculos, e espaço para frenagens;
Distância de 2 a 3 segundos entre as motos;
PONTEIRO é o líder do comboio, define o ritmo e as ultrapassagens;
FERROLHO é o último do comboio, tem várias funções, como auxiliar o ponteiro nas ultrapassagens, apoiar quem precisar parar, avisar o ponteiro sobre alguém com pane.
– MIOLO são os participantes do comboio, que devem manter suas posições durante o trajeto.
– SINALIZAÇÃO feita por quem está na sua frente deve ser repetida para avisar quem vem atrás. É feita COM A MÃO ESQUERDA, e não se deve sinalizar nada com os pés.
– A SINALIZAÇÃO deve ser combinada no batepapo antes da partida (briefing), para evitar despadronização.

ALÉM DO BÁSICO:
É MUITO importante conhecer vários outros macetes que só a prática nos traz, e que não são abordados na grande maioria das instruções de pilotagem em comboio (pois só tratam da pilotagem em si):

Combinar o roteiro e as paradas, e TODOS devem conhecer. Isso evita alguém ficar perdido. Alguém que parar pra fumar ou outras necessidades pode recuperar o tempo na estrada sabendo pra que lado ir. As paradas combinadas não devem ser alteradas depois que a viagem começar;

Viajar em grupo é em grupo, não é três ansiosos dispararem na frente e deixar os lentos pra trás. Não é um bando de gente indo junto pro mesmo lugar! Saída de posto por exemplo, é quando o último estiver pronto. Viajar em grupo é partirem juntos e chegarem juntos, é um cuidar do outro, é não deixar ninguém pra trás;

A segurança de TODOS é responsabilidade de CADA UM. Comboio não é lugar pra brincadeiras e falta de atenção. Mantenha a distância correta de segurança, atentando para possíveis carros que queiram se enfiar no meio. Conheça quem está à sua volta, como ele pilota, como ele freia, como ele faz curvas;

NUNCA, MAS NUNCA ultrapassem caminhões em descida pra ficar na frente dele. Se não tiver uma boa condição, é melhor esperar uma subida, ou uma boa reta;

Não disputem espaço na estrada! Sempre vai ter um carro que quer passar por cima de todo mundo. Deixem os caras com diarréia passar logo!

TODOS devem ter o telefone de TODOS, para facilitar os contatos em caso de emergência;

Carro de apoio, vai ATRÁS. Não é na frente, nem no meio, nem do lado! É ATRÁS das motos! Motivos listados no final da mensagem;

NO CASO DE FILMAGENS:
– CUIDADO! é uma das coisas mais inseguras de se fazer na estrada, ainda mais em comboio.
– A pior situação é se for um carro filmando! Façam todos saberem, antes da partida, qual carro vai fazer as filmagens, e botem um adesivo na lateral direita E na parte traseira do carro para que durante a estrada as motos saibam que o carro que está atrapalhando o bonde é o que está filmando;
– Sim, carro filmando VAI atrapalhar o bonde, e o trânsito todo. O motorista do carro tem que ficar ESPERTO, condução segura sempre, e quem estiver filmando também. Lembrem que estão NA ESTRADA, não numa festa.
– Se for o carona filmando, sobre a moto, o PILOTO tem que lembrar também da condução segura. Nada de ficar costurando no meio do bonde! Lembrar que o garupa estará distraído e pode não estar preparado para aquela freada, acelerada, curva, etc.
– Cuidado com a famosa “disparada” para se adiantar ao bonde e filmar a passagem do mesmo. Combinem quem vai fazer isso, combinem um sinal pra isso, pra ninguem estranhar a disparada do sujeito. E para o piloto que fizer isso, CONHEÇA A ESTRADA! Ninguém quer chegar numa curva e ver o amigo lá embaixo no barranco porque não conhecia o traçado!

Motivos do carro de apoio ir atrás das motos:
– prejudica a visão da pista, vem um buraco por baixo do carro e a moto não tem tempo de desviar;
– carro freia diferente da moto (melhor que a moto), e em uma freada brusca do carro a moto tem que desviar, podendo espalhar pra contramão ou pra outra faixa, ou pro acostamento. Todas opções arriscadas!;
– as motos são mais ágeis, e naturalmente vão se distanciar do carro em trechos congestionados. Se todo mundo esperar pelo carro, o dia acaba e ninguem chega.
– o carro deve saber o roteiro, as paradas, e o contato de todos. Pode ficar pra trás, mas nunca perdido!
– a função do carro de apoio é… DAR APOIO! Se alguma moto quebrar no caminho e ninguém ver (o que já é sinal de comboio errado), o CARRO é o último recurso de ajuda.

 

DICAS ADICIONAIS PARA ESTRADAS DE PISTA SIMPLES:

– os maiores momentos de stress são atrás de filas de caminhões em trechos sinuosos. Forma-se aquela fila de carros atrás, todos impacientes. Mantenha-se CALMO e não force a passagem pelo “corredor”, muito menos pelo acostamento. Evite ficar prensado no meio da confusão, fique pra trás, deixe os carros se matarem lá na frente. Depois quando vier o trecho plano e reto, você “janta” todos eles.

– Estando na fila de carros atrás de um caminhão, e querendo ultrapassar aproveitando a potencia e agilidade da moto, lembre-se que o carro à sua frente vai pensar a mesma coisa! SINALIZE sua intenção, com farol, buzina, pisca! Quando estiver ultrapassando a fila de carros, ligue o farol alto, vá buzinando, e afaste-se lateralmente dos carros. Mesmo assim, TENHA CERTEZA que algum carro vai se jogar pra esquerda pra ultrapassar, e jogar você para o acostamento da contra-mão!

– em subidas de colinas onde não dá pra ver o que vem na contramão, mantenha-se à direita (no traçado da roda direita do carro). Se aparecer um FDP (sempre tem um) ultrapassando em topo de morro, haverá menor risco de colisão frontal;

– mesma dica para curvas à esquerda onde não há visibilidade longa. Mantenha-se à direita em vez de fazer a tangência por dentro;

– Perto de carros e caminhões, em qualquer lugar, todo cuidado é pouco!

 

PS:
1 – Bressan já participou de bonde com 200 motos por 180Km em pista simples e está vivo para contar a história!
2 – Claro que existem muitas outras dicas e recomendações. O objetivo é promover o debate. Ajude a melhorar o texto, se tiver algo a contribuir!

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