Vila Olhos D’Agua

Vila Olhos D’Agua
Vila Olhos D’Agua

Amigos, acabamos de retornar de um passeio que foi show!

Fui conhecer a vila de Olhos D’água, distrito de Alexânia/GO. Uma vilazinha de 4 quadras, que já foi a sede do município até a construção da BR-060, lá por 1900 e bolinha. A apenas 100Km de Brasília.

O casario colonial e calçamento igual o de Pirenópolis já me indicavam que a vila era antiga. Conversando com o dono de um restaurante, ele contou que a cidade era ponto de parada de tropeiros, lá por 1790.

Essa rota de tropeiros ia de Salvador (primeira capital do império) até a fronteira com a Bolívia, 3000Km passando várias cidades da região: Formosa, Cocalzinho, Pirenopolis, Jaraguá, Cidade de Goiás (Goiás Velho – antiga capital do estado de Goiás e também de toda a região centro-oeste na época do império).

Hoje é chamada de “Estrada Colonial”, e muito dela se perdeu com a construção das BR-020 e outras.

O restaurante COMTRADIÇÃO serve um Barreado (prato típico dos tropeiros), que compete com igualdade ao Barreado de Morretes, no Paraná! “Bora” combinar de voltar lá em bando pra conhecer mais o lugar! Pegue o ponto no Google Maps e ligue informando da sua visita, pois o restaurante funciona aos finais de semana mediante reserva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *