Dicas para a BR-163 MT e PA

Dicas para a BR-163 MT e PA
Dicas para a BR-163 MT e PA

DICAS PARA A BR-163 no MT e PA

O trecho da BR-163 no MT e PA também é chamado de Rodovia Cuiabá-Santarém e tem a fama de ser a estrada mais perigosa do Brasil. Foi praticamente toda asfaltada desde 2015 pra cá, uma ótima evolução, resultado principalmente da pressão do agronegócio do MT para o escoamento da produção para o porto de Miritituba.

HISTÓRIA: https://pt.wikipedia.org/wiki/BR-163
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=2gD4_xkhMPU


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Comprovamos o perigo da estrada passando por ela em setembro de 2016, de Santarém até Cuiabá, dentro da viagem Amazônia 2016. Mas já foi MUITO pior, quando era toda de terra. Nos últimos anos, a pressão para escoar a produção agrícola do MT e PA levou ao asfaltamento quase total da estrada.

** Atualizando em março de 2019: o trecho de terra entre Santarém e Rurópolis já foi asfaltado em 2018. As obras reiniciaram, com a promessa de terminar os 110Km (divididos em vários trechos pequenos entre Novo Progresso e Rurópolis) até o fim de 2019. Em NOVEMBRO o Exército comunicou ter finalizado o asfaltamento dos trechos de terra entre Novo Progresso e Miritituba, permitindo desta forma o escoamento da produção de grãos do MT até o porto. Veja a notícia! Falta agora trocar várias pontes de madeira por concreto e fazer suas cabeceiras, além de asfaltar os trechos de terra até Rurópolis para fechar 100% da BR-163 no Pará.

** Atualizando em março 2020: As pontes de madeira até o porto de Miritituba foram substituídas por pontes de concreto. Veja a notícia! Confirmado que o trecho para Rurópolis e Santarém continua com vários km de terra. Veja matéria da equipe que percorreu o trecho.

** Atualizando em setembro 2022: os trechos asfaltados antigos como Matupá a Novo Progresso estão esburacados e deformados! Os trechos recém-asfaltados ainda estão bons.

** Atualizando em setembro 2023: O trecho de Sinop a Miritituba foi privatizado, restaurado totalmente, e existem três pedágios no Pará. O trecho de Campo Verde (KM30) a Rurópolis continua com 30Km de terra! E o trecho de Rurópolis a Santarém está todo asfaltado e bem conservado.

Continua perigosa? Sim! A pista é simples, o volume de caminhões é grande, o traçado é sinuoso em várias partes, montanhoso, na época da seca tem um poeirão danado nos trechos de terra, e quando chove vira um lamaçal escorregadio.

Ao longo do trecho, vários pontos interessantes para conhecer, bater uma foto, relaxar um pouco. Tem visuais incríveis como a Serra do Cachimbo, Cachoeira do Rio Curuá, e ao lado de Santarém fica a maravilha de Alter do Chão, uma praia de rio fantástica ao lado de uma vilazinha do Brasil Colonial. Tem também Belterra, uma cidade fundada por americanos para a exploração da borracha em seringais plantados para este fim. Certamente vale a aventura passar pela Cuiabá-Santarém, mas sempre com cuidado.

ROTEIRO 1 – BR-163 PARÁ

RUMO

NORTE

RUMO

SUL

DESCRIÇÃO
KM

1002

KM 0 Santarém. Terceira maior cidade do Pará, “capital do Tapajós”. Fundada em época colonial, ponto estratégico na ocupação da região amazônica. Hoje é importante porto de escoamento da produção do MT para o Oceano Atlântico. Muita história e cultura do Brasil aqui. Base para conhecer ALTER DO CHÃO e BELTERRA. E a famosa foto na placa com as distâncias das cidades. Tudo asfaltado até Rurópolis.
KM

784

KM

220

Rurópolis. Entroncamento leste da BR-163 com a BR-230. Reportado 2023 tudo asfaltado e em boas condições até Santarém.
KM

715

KM

289

Acesso para Fordlândia. Uma visita ao primeiro experimento agro-industrial na amazônia, iniciado nos anos 20. Hoje uma vila habitada. Vale a visita. Serão 55km de terra até lá.
KM

676

KM

332

Campo Verde. De Rurópolis pra cá continua alternando terra e asfalto conforme nosso mapa resumo. Campo Verde é o entroncamento oeste da BR-163 com a BR-230. O asfalto recomeça aqui, rumo sul. Tem asfalto para Miritituba e as pontes já todas em concreto.
KM

619

KM

382

Trairão. Pequena cidade com posto e lanchonetes. Em implantação pedágio no KM 636.
KM

571

KM

433

Bela Vista do Caracol. Asfaltado em 2019! A estrada passa por dentro do Parque Nacional do Jamanxim. Era um dos trechos mais difíceis quando enlameado.
KM

406

KM

598

Morais Almeida. Após o Parque Nacional do Jamanxin, o asfalto continua rumo sul. Trecho asfaltado em 2019! A cidade é ponto de partida para a Trans-Garimpeira, que vai para o garimpo do Rio Crepuri.
KM

356

KM

648

Ponte do Igarapé Natal era o marco do inicio/fim do asfalto, 50Km ao norte de Novo Progresso. Agora trecho já asfaltado em 2019.
KM

306

KM

696

Novo Progresso. Cidade pólo da região, com ótima estrutura. Asfalto estava novo, em ótimo estado em agosto 2023
KM

152

KM

851

Castelo dos Sonhos. Cidade pequena, ainda um distrito de Altamira, com posto e lanchonetes, pousadas. Um ponto interessante próximo é a Cachoeira do Rio Curuá e a foto no marco de construção da rodovia no KM 96/906.
KM 17 KM

988

Base Aérea Serra do Cachimbo. O nome oficial é Campo de Provas Brigadeiro Veloso. Nos anos 70 aqui estava sendo construído o local de testes da bomba atômica brasileira, plano que o ex-presidente Collor desmontou em 1990. Vale a parada para uma foto na entrada.
KM 0 KM

1002

Divisa PA/MT.

 

ROTEIRO 2 – BR-163 MATO GROSSO NORTE

Tudo asfaltado, então não precisa se preocupar. Entre Campo Grande/MS e Sinop/MT tem pedágio pela concessionária ROTA DO OESTE e entre Sinop e Miritituba o pedágio é pela concessionária VIA BRASIL BR163
.

KM 0 KM 1095 Divisa PA/MT
KM 50 KM 1045 Guarantã do Norte. Já tem pedágio ativo desde 13/02/2023.
KM 76 KM 1019 Matupá. cidade na “boca” da MT-322 (rota para o Xingu)
KM 86 KM 1008 Peixoto de Azevedo. Cidade fundada devido ao garimpo no Rio Peixoto. Visite os ourives, tente agendar uma visita a um garimpo.
KM 220 KM 875 Cláudia. Mais um pedágio da Via Brasil BR163
KM 281 KM 814 Sinop. A “capital do nortão”, cidade pólo regional.
KM 364 KM 731 Sorriso. Pólo produtor de soja do MT.
KM 428 KM 667 Lucas do Rio Verde.
KM 520 KM 576 Nova Mutum.
KM 637 KM 458 Nobres. Porta de entrada para região de muitas cachoeiras.
KM 782 KM 336 Cuiabá. Capital do estado e uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada na época dos bandeirantes.

 

DNIT – CONDIÇÕES DA RODOVIA:
O site do DNIT desde 2021 não apresenta mais as informações sobre as condições das rodovias! 

ERROS DOS MAPAS:

Vários pontos citados no texto foram mapeados no Google Maps, OpenStreetMap e no site MOTOENCONTROS. Antes da viagem de 2015 muita coisa não estava nos mapas digitais, e mesmo os mapas em papel estão muito desatualizados.

Uma curiosidade: ao norte do rio Amazonas, sempre aparece nos mapas a continuação da BR-163 até cruzar com a BR-210, ou mesmo chegando até a cidade de Tiriós na fronteira do Brasil com Suriname. Nada disso existe na realidade!

Em nossa viagem Amazônia 2023 pela região, conferimos que a continuação da BR-163 ao norte de Santarém seria por Óbidos. A estrada para Oriximiná é estadual no momento. E não há ligação entre Oriximiná e o quilombo Cachoeira Portela. Existe apenas uma estrada local de terra no quilombo e mais nada.

QUER COLABORAR?

– Ative as coordenadas geográficas na sua câmera, e inclua mais pontos interessantes da estrada no próprio Google Maps. Se o ponto não existir ainda use a função “informe lugar ausente”, e se o ponto já existir, inclua suas fotos nele. Fotos do local né, não selfies mostrando essa sua cara feia.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

O dia-a-dia da viagem onde atravessamos a BR-163 está aqui mesmo neste site: http://www.elbando.com.br/especialamazonia2016/
Também está no facebook, pra quem gosta: http://www.fb.com/amazonia2016

É isso aí, quem tiver novas informações e dicas dos trechos, só comentar que vamos incluindo e atualizando.

Na nossa imagem abaixo, o detalhe da BR-163 no Pará com os trechos de terra. No MT está tudo asfaltado, com pedágios desde Guarantã do Norte até a divisa com MS, por isso não mostramos o MT.

 

 

Chegando em Alter do Chão
Chegando em Alter do Chao

Praia famosa de Alter do Chão
Praia de Alter do Chao

Placa das distâncias, ao sul de Santarém
Placa das distancias

Trecho de terra no meio do caminho para Rurópolis
Trecho de terra no caminho para Ruropolis

Marco de Rurópolis
Marco de Ruropolis

Ponte onde inicia o asfalto, 50Km ao norte de Novo Progresso
50Km ao norte de Novo Progresso, asfalto reaparece

Marco da construção da BR-163
Marco da construcao da BR-163

Placa do marco de construção
Placa do marco de construcao

Placa do marco de construção
Placa do marco de construcao

Entrada do Campo de Provas Brigadeiro Veloso
Entrada do CPBV

2 Responses »

  1. Boa tarde Galera, sou o Rogério Oliveira do CRAZY’S MC , moro em manaus e estou me mudando para Cascavel no Paraná e vou descer ate lá dia 04 de novembro e vou de moto na Minh Kansas 150. Por este trajeto, gostaria de poder contra com as dicas valiosas dos senhores…meu whatsapp 92 993343855. Muito grato pela força…

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