DICAS PARA A BR-163 no MT e PA
O trecho da BR-163 no MT e PA também é chamado de Rodovia Cuiabá-Santarém e tem a fama de ser a estrada mais perigosa do Brasil. Foi praticamente toda asfaltada desde 2015 pra cá, uma ótima evolução, resultado principalmente da pressão do agronegócio do MT para o escoamento da produção para o porto de Miritituba.
HISTÓRIA: https://pt.wikipedia.org/wiki/BR-163
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=2gD4_xkhMPU
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Comprovamos o perigo da estrada passando por ela em setembro de 2016, de Santarém até Cuiabá, dentro da viagem Amazônia 2016. Mas já foi MUITO pior, quando era toda de terra. Nos últimos anos, a pressão para escoar a produção agrícola do MT e PA levou ao asfaltamento quase total da estrada.
** Atualizando em março de 2019: o trecho de terra entre Santarém e Rurópolis já foi asfaltado em 2018. As obras reiniciaram, com a promessa de terminar os 110Km (divididos em vários trechos pequenos entre Novo Progresso e Rurópolis) até o fim de 2019. Em NOVEMBRO o Exército comunicou ter finalizado o asfaltamento dos trechos de terra entre Novo Progresso e Miritituba, permitindo desta forma o escoamento da produção de grãos do MT até o porto. Veja a notícia! Falta agora trocar várias pontes de madeira por concreto e fazer suas cabeceiras, além de asfaltar os trechos de terra até Rurópolis para fechar 100% da BR-163 no Pará.
** Atualizando em março 2020: As pontes de madeira até o porto de Miritituba foram substituídas por pontes de concreto. Veja a notícia! Confirmado que o trecho para Rurópolis e Santarém continua com vários km de terra. Veja matéria da equipe que percorreu o trecho.
** Atualizando em setembro 2022: os trechos asfaltados antigos como Matupá a Novo Progresso estão esburacados e deformados! Os trechos recém-asfaltados ainda estão bons.
** Atualizando em setembro 2023: O trecho de Sinop a Miritituba foi privatizado, restaurado totalmente, e existem três pedágios no Pará. O trecho de Campo Verde (KM30) a Rurópolis continua com 30Km de terra! E o trecho de Rurópolis a Santarém está todo asfaltado e bem conservado.
Continua perigosa? Sim! A pista é simples, o volume de caminhões é grande, o traçado é sinuoso em várias partes, montanhoso, na época da seca tem um poeirão danado nos trechos de terra, e quando chove vira um lamaçal escorregadio.
Ao longo do trecho, vários pontos interessantes para conhecer, bater uma foto, relaxar um pouco. Tem visuais incríveis como a Serra do Cachimbo, Cachoeira do Rio Curuá, e ao lado de Santarém fica a maravilha de Alter do Chão, uma praia de rio fantástica ao lado de uma vilazinha do Brasil Colonial. Tem também Belterra, uma cidade fundada por americanos para a exploração da borracha em seringais plantados para este fim. Certamente vale a aventura passar pela Cuiabá-Santarém, mas sempre com cuidado.
ROTEIRO 1 – BR-163 PARÁ
RUMO
NORTE |
RUMO
SUL |
DESCRIÇÃO |
KM
1002 |
KM 0 | Santarém. Terceira maior cidade do Pará, “capital do Tapajós”. Fundada em época colonial, ponto estratégico na ocupação da região amazônica. Hoje é importante porto de escoamento da produção do MT para o Oceano Atlântico. Muita história e cultura do Brasil aqui. Base para conhecer ALTER DO CHÃO e BELTERRA. E a famosa foto na placa com as distâncias das cidades. Tudo asfaltado até Rurópolis. |
KM
784 |
KM
220 |
Rurópolis. Entroncamento leste da BR-163 com a BR-230. Reportado 2023 tudo asfaltado e em boas condições até Santarém. |
KM
715 |
KM
289 |
Acesso para Fordlândia. Uma visita ao primeiro experimento agro-industrial na amazônia, iniciado nos anos 20. Hoje uma vila habitada. Vale a visita. Serão 55km de terra até lá. |
KM
676 |
KM
332 |
Campo Verde. De Rurópolis pra cá continua alternando terra e asfalto conforme nosso mapa resumo. Campo Verde é o entroncamento oeste da BR-163 com a BR-230. O asfalto recomeça aqui, rumo sul. Tem asfalto para Miritituba e as pontes já todas em concreto. |
KM
619 |
KM
382 |
Trairão. Pequena cidade com posto e lanchonetes. Em implantação pedágio no KM 636. |
KM
571 |
KM
433 |
Bela Vista do Caracol. Asfaltado em 2019! A estrada passa por dentro do Parque Nacional do Jamanxim. Era um dos trechos mais difíceis quando enlameado. |
KM
406 |
KM
598 |
Morais Almeida. Após o Parque Nacional do Jamanxin, o asfalto continua rumo sul. Trecho asfaltado em 2019! A cidade é ponto de partida para a Trans-Garimpeira, que vai para o garimpo do Rio Crepuri. |
KM
356 |
KM
648 |
Ponte do Igarapé Natal era o marco do inicio/fim do asfalto, 50Km ao norte de Novo Progresso. Agora trecho já asfaltado em 2019. |
KM
306 |
KM
696 |
Novo Progresso. Cidade pólo da região, com ótima estrutura. Asfalto estava novo, em ótimo estado em agosto 2023 |
KM
152 |
KM
851 |
Castelo dos Sonhos. Cidade pequena, ainda um distrito de Altamira, com posto e lanchonetes, pousadas. Um ponto interessante próximo é a Cachoeira do Rio Curuá e a foto no marco de construção da rodovia no KM 96/906. |
KM 17 | KM
988 |
Base Aérea Serra do Cachimbo. O nome oficial é Campo de Provas Brigadeiro Veloso. Nos anos 70 aqui estava sendo construído o local de testes da bomba atômica brasileira, plano que o ex-presidente Collor desmontou em 1990. Vale a parada para uma foto na entrada. |
KM 0 | KM
1002 |
Divisa PA/MT. |
ROTEIRO 2 – BR-163 MATO GROSSO NORTE
Tudo asfaltado, então não precisa se preocupar. Entre Campo Grande/MS e Sinop/MT tem pedágio pela concessionária ROTA DO OESTE e entre Sinop e Miritituba o pedágio é pela concessionária VIA BRASIL BR163
.
KM 0 | KM 1095 | Divisa PA/MT |
KM 50 | KM 1045 | Guarantã do Norte. Já tem pedágio ativo desde 13/02/2023. |
KM 76 | KM 1019 | Matupá. cidade na “boca” da MT-322 (rota para o Xingu) |
KM 86 | KM 1008 | Peixoto de Azevedo. Cidade fundada devido ao garimpo no Rio Peixoto. Visite os ourives, tente agendar uma visita a um garimpo. |
KM 220 | KM 875 | Cláudia. Mais um pedágio da Via Brasil BR163 |
KM 281 | KM 814 | Sinop. A “capital do nortão”, cidade pólo regional. |
KM 364 | KM 731 | Sorriso. Pólo produtor de soja do MT. |
KM 428 | KM 667 | Lucas do Rio Verde. |
KM 520 | KM 576 | Nova Mutum. |
KM 637 | KM 458 | Nobres. Porta de entrada para região de muitas cachoeiras. |
KM 782 | KM 336 | Cuiabá. Capital do estado e uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada na época dos bandeirantes. |
DNIT – CONDIÇÕES DA RODOVIA:
O site do DNIT desde 2021 não apresenta mais as informações sobre as condições das rodovias!
ERROS DOS MAPAS:
Vários pontos citados no texto foram mapeados no Google Maps, OpenStreetMap e no site MOTOENCONTROS. Antes da viagem de 2015 muita coisa não estava nos mapas digitais, e mesmo os mapas em papel estão muito desatualizados.
Uma curiosidade: ao norte do rio Amazonas, sempre aparece nos mapas a continuação da BR-163 até cruzar com a BR-210, ou mesmo chegando até a cidade de Tiriós na fronteira do Brasil com Suriname. Nada disso existe na realidade!
Em nossa viagem Amazônia 2023 pela região, conferimos que a continuação da BR-163 ao norte de Santarém seria por Óbidos. A estrada para Oriximiná é estadual no momento. E não há ligação entre Oriximiná e o quilombo Cachoeira Portela. Existe apenas uma estrada local de terra no quilombo e mais nada.
QUER COLABORAR?
– Ative as coordenadas geográficas na sua câmera, e inclua mais pontos interessantes da estrada no próprio Google Maps. Se o ponto não existir ainda use a função “informe lugar ausente”, e se o ponto já existir, inclua suas fotos nele. Fotos do local né, não selfies mostrando essa sua cara feia.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
O dia-a-dia da viagem onde atravessamos a BR-163 está aqui mesmo neste site: http://www.elbando.com.br/especialamazonia2016/
Também está no facebook, pra quem gosta: http://www.fb.com/amazonia2016
É isso aí, quem tiver novas informações e dicas dos trechos, só comentar que vamos incluindo e atualizando.
Na nossa imagem abaixo, o detalhe da BR-163 no Pará com os trechos de terra. No MT está tudo asfaltado, com pedágios desde Guarantã do Norte até a divisa com MS, por isso não mostramos o MT.
Placa das distâncias, ao sul de Santarém
Trecho de terra no meio do caminho para Rurópolis
Ponte onde inicia o asfalto, 50Km ao norte de Novo Progresso
Sensacional. Bela aventura. Grandes pessoas. Boas lembranças
Boa tarde Galera, sou o Rogério Oliveira do CRAZY’S MC , moro em manaus e estou me mudando para Cascavel no Paraná e vou descer ate lá dia 04 de novembro e vou de moto na Minh Kansas 150. Por este trajeto, gostaria de poder contra com as dicas valiosas dos senhores…meu whatsapp 92 993343855. Muito grato pela força…