Sturgis 2013 – Dia 6

Sturgis 2013 – Dia 6
Sturgis 2013 – Dia 6

Sexta, dia 9 agosto…

Esse dia foi tao carregado de emocao que da pra escrever um livrinho soh desta sexta! Pra encurtar, vou resumir tudo no seguinte: entramos na maior reserva Lakota do mundo, um dos lugares mais pobres dos EUA (nos parametros dos brancos), em Pine Ridge. Visitamos o local do massacre de 1890, onde por um mal-entendido durante um desarmamento mais de 250 mulheres e criancas indigenas receberam tiros por todos os lados. Momento de meditação e oração.

Depois chegamos no centro da reserva, onde num desses acasos que só a estrada pode fazer acontecer, encontramos a anciã Chick Big Crow e pudemos conversar. Explicamos sobre nossa viagem, os locais onde passamos, e sobre o presente que levamos para a tribo. Ela nos contou sobre como a situacao da tribo tem evoluido em alguns aspectos, e em outros continua estagnado. Depois detalho isso. Outro tema que surgiu na conversa foi o exemplo de vida da filha de Chick, cuja liderança juvenil na comunidade foi abruptamente cortada devido a um acidente de carro. E reconhecida pela comunidade, que se uniu para erguer um centro educacional para as crianças e jovens, objetivando afastá-las dos vícios que assolam os adultos nativos, especialmente o alcoolismo.

Contei um pouco da historia dos indios no Brasil, e de como o processo portugues de colonizacao foi similar, senao mais cruel ainda do que o americano.

Nesse papo que tocou os coracoes de todos, decidimos dar a ela o presente, um cocar Pataxó, e ela nos abençoou e a nossa viagem, em uma pequena cerimonia nativa. Aprovou tambem o brasao do El Bando, apos explicarmos o significado.

Depois desses acontecimentos, retornamos à estrada com energias e animos renovados. Quando chegamos nas Black Hills, regiao do evento e terra sagrada dos Sioux, invadida desde 1874 por uma corrida do ouro, pudemos sentir essa emocao toda e entender porque eh palco de disputas legais até hoje. Nosso hotel fica na cidade de Lead, uns 30km dentro das Black Hills, e justamente onde foi descoberta a mina de ouro, gigantesca! Fomos jantar em Deadwood, cidade coladinha, que era a cidade em volta da mina. Imaginem o velho-oeste, aquelas cidades com pistoleiros, mineiros, poker, cabarés, ouro…

Tentei resumir, ficou enorme… Muita informacao para um dia soh… Falei q dava um livro só desse dia!

A foto do dia é justamente quando chegamos na divisa da reserva.

Sturgis2013-Dia6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *