PIONEIROS DO MOTOCICLISMO NO BRASIL

PIONEIROS DO MOTOCICLISMO NO BRASIL

PIONEIROS DO MOTOCICLISMO NO BRASIL

1 – VIAGENS E AVENTURAS

Em 13 e 14 de novembro de 1916, Jose Kistemann Jr novamente com uma Indian Powerplus 1916, fez o raid entre Florianópolis e Curitiba em 17 horas e 10 minutos, viagem essa que se manteve por muitos anos como a mais longa feita por um motociclista no Brasil. Em 17 de Janeiro de 1920 participa de um raid Rio-Sao Paulo.

Até abril 2022, o primeiro registro de uma viagem de moto no Brasil ERA de setembro de 1923, quando o Jornal Diário Dos Campos noticiou a viagem de dois amigos. Partiram cedo de Ponta Grossa/PR com destino a Antonina/PR, utilizando uma Harley-Davidson 16F e uma Indian Scout. Seus nomes: Ricardo Wagner e Afonso Lange. Naquela época, com estradas péssimas, a dupla levou um dia inteiro entre Ponta Grossa e Curitiba, onde pernoitaram. No dia seguinte prosseguiram até Antonina. Na volta, levaram dois dias novamente, enfrentando as dificuldades da região, naturalmente montanhosa. Este passeio foi relembrado em 2015, com uma bela homenagem feita por motociclistas de Curitiba, refazendo todo o trajeto. Clique para ver o vídeo.

Nos anos 50 e 60, já existem alguns registros de aventuras pelo litoral brasileiro. As viagens de integrantes do Moto Club de Campos e do Moto Clube de Petrópolis certamente ocorreram. O MCP cita em sua página Nossa História: “Foram muitas as cidades visitadas pelos integrantes do MCP: Barão de Vassouras, Volta Redonda, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, São Paulo, Belo Horizonte, nos anos 50, Brasilia (1961) entre outras.“.

Fora dos moto clubes, vários outros personagens e aventuras estão sendo citados nas nossas pesquisas com amigos pelo Brasil. Como por exemplo a viagem de João Cruz e seu amigo na garupa, percorrendo em uma Norton 500 do Rio de Janeiro até a Paraíba, pela BR-116 ainda de terra na época. Da mesma forma, relatos e fotos de viagens de Geraldo Braga, pelo interior de SP com sua Royal Enfield 350cc. E recentemente no Museu da Moto em Tiradentes/MG foi capturado este momento onde o Sr Mário comenta rapidinho sua viagem a Ushuaia em 1955! Estamos pesquisando mais dicas de MT, MS, GO, PR, SC e RS recebidas de amigos.

Temos registro de uma viagem em 1962, do Sr. Antônio Braga, de Vespa pelo Brasil, saindo de Curitiba, subindo pelo litoral e então unindo pela primeira vez o Oiapoque ao Chuí em uma viagem de moto, percorrendo também a Belém-Brasília recém-construída.

Outro registro fantástico do final dos anos 60, foi a viagem do Sr. José Antonio Ferreira, dando a volta ao mundo em uma Lambretta. Realizada em 1969.

Em Fevereiro de 1972, os amigos Ivan Moura e Galeno Pupo, partiram de São Paulo para uma grande viagem pelas américas, e foram até os Estados Unidos. Utilizando duas Gilera 175cc e viajando a 70Km/h no asfalto (onde tinha!). Pegaram o rumo para Foz do Iguaçu, Corrientes, Buenos Aires, Santiago e então o rumo norte, até Medelin onde embarcaram as motos em um avião para o Panamá e seguiram viagem pelas estradas até Houston, Texas.

No Final de 1972, outros três amigos também fizeram esse roteiro, de São Paulo aos EUA. Sérgio Werneck, Pedro Deperon com Yamaha 650 XS2 partiram em dezembro rumo a Montevidéu, Buenos Aires e Santiago, para então pegar o rumo norte. Luís de Castro Filho com uma RD 350, partiu em janeiro de 1973 pegando a rota São Paulo, Cuiabá, Campo Grande, Corumbá, Santa Cruz de La Sierra, e encontrou os outros dois em Lima, Peru. Embarcaram as motos em um avião em Cartagena, para a travessia ao Panamá. Seguiram viagem até a Cidade do México, onde apenas Luís continuou de moto até Houston, Texas.

A primeira travessia de moto pela Transamazônica (BR-230) e BR-319 ocorreu em maio de 1976, quando João Gonçalves Filho (Gau) fez o trajeto com uma Harley-Davidson Electra Glide 1200cc. Recém-construídas, a BR-230 era toda de terra, aproximadamente 2300Km entre Estreito/MA e Humaitá/AM. A BR-319 era novinha, asfaltada, e o trecho foi de aproximadamente 700Km entre Humaitá/AM e Manaus. Veja no site Brazil Riders as páginas da revista, e leia no Viagem de Moto o relato transcrito.

No final de 1976, outra aventura boa. O jornalista Josias Silveira (criador da Revista Duas Rodas) pegou uma CG 125 recém-lançada pela Honda e foi até São Paulo. Percorreu a BR-319 até Porto Velho (100% asfalto) e então a BR-364 até Cuiabá, que ainda era de terra e areia, apelidada de Trans-amargura. As estradas amazônicas passaram a existir a partir de 1974, então muita aventura deve aparecer ainda além desta do Gau e do Josias.

Nos anos 80 é famosa a viagem de lançamento da XL250 com Josias Silveira percorrendo novamente de Manaus a São Paulo, pela BR-319 (já com sinais de abandono e destruição) e BR-364 (Porto Velho a Cuiabá, muita areia e terra). Acompanhado de Nobukatsu Yanazihara, mecânico da Honda, em outra XL250.

No finalzinho de 1984, duas XL 125 fabricadas em Manaus, foram utilizadas na base brasileira de pesquisas na Antártida, localizada na Ilha King George, uma das Ilhas Shetland. Os nomes dos cientistas pilotos ainda não temos, mas um lembrete dessa façanha pode ser lido aqui.

A primeira brasileira a fazer uma viagem de volta ao mundo é a carioca Monica Vega, realizada entre Março de 1990 e Maio de 1991. Ela partiu de Milão na Itália e atravessou o norte da África, Oriente Médio, Índia, Sudoeste Asiático, Austrália, Japão, as três américas e retornou para a Europa fechando a viagem. Foram 83500Km percorridos em 444 dias, por 53 países, em uma Honda MTX 125 dois tempos. Naqueles tempos, recebeu o certificado do Guiness Book como a primeira mulher a realizar sozinha a volta ao mundo de moto, o que atualmente está desatualizado com a descoberta de outras duas viagens anteriores, Elspeth Beard em 1980 e Anne-France Dautheville em 1973!

Em 2006, outro brasileiro rodou de moto na Antártida! Bozoka viajou de Fortaleza a Punta Arenas, onde pegou o navio brasileiro o levou até o continente gelado. A moto, uma Traxx 125cc rodou também na Ilha King George, pelo Glaciar Wanda e Geleira Cracóvia! Leia no instagram dele o relato desta e outras aventuras: BozokaMotoExplorer

Também digna de registro é a viagem de 2012 da gaúcha Lisiane Pletiskaitz, considerada a primeira mulher a percorrer o Brasil todo de moto. Com uma G650GS, durante setembro, outubro e novembro ela rodou 24000Km e visitou 25 estados do Brasil. Realização de um sonho, viagem transformadora!

De 1923 até hoje aconteceu MUITA coisa feita por brasileiros não é mesmo? Conhece outras histórias de pioneirismo brasileiro? Comente e vamos registrando!

2 – MOTO CLUBES

Recentes pesquisas históricas realizadas em 2020/2021/2022 alteram TODA a cronologia tradicionalmente divulgada abaixo. Estou “compilando” as novas informações para a divulgação.

1914 – Rio Moto Club fundado em 8 de Junho. Em 4 de outubro um grupo de motociclistas se reuniu para então fundar o primeiro Moto Clube do estado do Paraná. Nascia assim o Moto Club de Ponta Grossa, fundado por 12 pioneiros paranaenses:

Herculano Fonseca – NSU 6 1/2 hp 3 velocidades
Ewaldo Kossatz – Automovel NSU 8-24 hp
Rodolpho Osternak – NSU 3hp 2 velocidades
Alfredo Osternak – Henderson 10 hp
Frederico Lange – James 3 1/2 hp
Alfredo Lange – Puch 3 1/2 hp
João Von Milasch – Motosacoche 3hp
Adolpho Buch NSU 3 hp
Alcides Cunha – NSU 2 1/2 hp
Ricardo Kossatz – NSU 6 1/2 hp
Paulo Lange – Humber 3 1/2 hp
Germano Osternack – NSU 6 1/2 hp

1915 – Moto Club Curitiba fundado em 9 de abril.

1916 – CMN Club Motociclista Nacional, organizador do 2o Campeonato Brazileiro do Quilômetro. Uma das instituições mais ativas do Motociclismo do início do Séc. XX. Fundado em 12 de Outubro de 1916 na Rua do Matoso na região Central do Rio de Janeiro. Três anos depois, em 1919, o Clube contava com 68 motocicletas em suas fileiras.

1917 – Mário Mattos, fundador e presidente do Moto Club São João em 1917 no interior de Minas Gerais.

1920 – Rio Moto Club organizava o 5o Campeonato do Quilometro! E jornais pernambucanos já dão conta do início de organização de um Moto Clube em Recife pelos senhores Mario Saraiva e Celso Ramalho.

 

—————– história popular e desatualizada ————————-

O primeiro registro de associação de motociclistas do país é da fundação em 1927 do Motoclub do Brasil, cuja sede ainda existe no Rio de Janeiro na Rua Ceará, onde funciona hoje o Heavy Duty Bar. A rua Ceará também abriga várias sedes de moto clubes, oficinas e bares frequentados por motociclistas.

Depois, por ordem de fundação, vieram:
Motoclub de Campos (RJ – 1932), ainda em atividade até hoje.
MotoClub de São Luís (MA – 1937), mas as atividades motociclísticas duraram poucos anos. Tornou-se um clube de futebol até hoje em atividade.
Moto Clube de Petrópolis (RJ – Fundado em 13 de Março de 1947 e registrado em 15 de Maio de 1951). Houve grande atividade por vários anos, interrupção, e foi reativado.
Centauro Motor Clube (SP – 1949). Fundado em 18 de abril de 1949 por Eloy Gogliano, foi o pioneiro na criação e organização de competições de motos e carros, pioneiro de Interlagos.
– Na década de 50 existem registros de competições organizadas ou frequentadas pelo Piratininga Moto Clube, Santos Moto Clube, São Vicente Moto Clube e Serra Negra Moto Clube, todos de SP. Certamente houve moto clubes de competição em vários estados brasileiros, uma bela história ainda a ser resgatada.
Zapata Moto Clube (SP – 1963). Ainda em atividade.
Balaios Moto Clube (RJ – 1969). O Balaios MC é considerado pelo meio motociclístico brasileiro o primeiro a seguir a linha tradicional no Brasil.

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Há citações sobre o Sky Demons MC de 1967 em Guaratinguetá/SP. Tive a oportunidade de entrevistar o Presidente/Fundador e em 67 eles eram menores de idade, empolgados. A maioridade dos fundadores veio depois de 69, desta forma para este autor aqui, o Sky Demons MC é posterior ao Balaios MC.

Comente quais foram os primeiros Moto Clubes no seu estado! Ajude-nos a enriquecer o texto e preservar a memória do motoclubismo brasileiro.

UF ANO MOTO CLUBE
RJ 1914 RIO MOTOCLUB
PR 1914 MOTOCLUB DE PONTA GROSSA
MG 1917 MOTOCLUB DE SÃO JOÃO
PE 1920 MOTOCLUB em RECIFE (a descobrir o nome)
MA 1937 MOTOCLUB DE SÃO LUÍS
SP 1949 CENTAURO MOTOR CLUB
RS 1977 VIAMÃO MOTO CLUBE
DF 1982 CARCARÁS MOTO CLUBE
GO 1986 VIKINGS MOTO CLUBE

3 – COMPETIÇÕES E PILOTOS

Queremos complementar também com informações sobre nossos grandes pilotos de competição, suas motos, equipes e conquistas.

1908 – EDUARDO DE FIGUEIREDO NIELSEN – O primeiro vencedor de uma prova de motociclismo na história do Brasil, utilizando uma moto GRIFFON, francesa. Em 26 de Julho, na corrida pelo Circuito de Itapecerica, reconhecida como a primeira corrida de autos e motos do Brasil.

1915 – Alfredo Longo com sua Borgo 3 1/2 Hp vence corrida de 90 km no Circuito de Itapecerica em São Paulo em 07 de fevereiro de 1915. Alexandro Grazzini, vencedor do Campeonato Paulista com uma NSU. Também venceu a primeira etapa da Taça Touring Club Paulista, com uma Triumph. Sócrates Floriano Peixoto venceu uma prova de endurance entre Rio de Janeiro e Campos dos Goyacazes/RJ.

1916 – Domingos Lopes, piloto de provas pela Harley-Davidson vence o Campeonato do Quilômetro. Natale Fabbrini, Hildebrando Fabri, competidores paulistas. Rodolpho Lupatelli vencia a segunda etapa da Taça Touring Club Paulista, seguido de Benedicto Barbosa e Alessandro Grazzini, os três com Triumph. O 4⁰ e 5⁰ colocados, Natale Fabbrini e José Longobardi usavam motocicletas Calthorpe e Borgo respectivamente. No RJ, uma corrida até 4HP é vencida por Gustavo Unger com uma King Dick, e em segundo Júlio Lopes com uma Rudge Multy.

1917 – José Augusto Reis, vencedor do Campeonato Brazileiro do Quilômetro, com uma Henderson. Domingos Lopes chega em segundo. Mario Bianchi, competia com uma Harley-Davidson. 

1918 – Mario Bianchi vence o Campeonato Brazileiro do Quilômetro, para sidecar, com uma Henderson. Prova também disputada por Raul Soares com sua Indian e Horácio Faria. Na categoria motos, José Kistemann, de Curitiba, vence com uma Indian. Gustavo Unger em segundo com Henderson e Jose Moraes de Vasconcellos chega em terceiro com uma Indian. João Gual ganha o campeonato paulista com sua Harley-Davidson. Domingos Lopes vence uma corrida de obstáculos.

1919 – José Kistemann, de Curitiba, compete no Raid Rio-São Paulo. Domingos Lopes, piloto de provas pela Harley-Davidson vence o Campeonato do Quilômetro na categoria motos e também na sidecar. Competiu nesta última Antônio Duarte da Cruz. Em uma prova do Touring Club Paulista, lideram José Longobardi/Borgo, Carlos Borgognoni/NSU, Natale Fabbrini/Borgo e Hildebrando Fabri/NSU.

1920 – Ricardo Bertoletti com uma Henderson marca recorde de rapidez no Raid SãoPaulo – Rio de Janeiro, levando NOVE DIAS!

1921 – Antônio Laje disputava corridas com uma Harley-Davidson.

1922 – Antônio Laje vence a prova de Turismo na Av. Paulista/SP. 

1926 – Sérgio Sales Rosa vencia uma corrida na Reta da Gávea. Antônio Laje vencia prova de “hillclimb”.

1931 a 1935 – Realização de competições de “Speedway” no RJ, campo do Fluminense e depois em São Cristóvão.

1949 – Arlindo Pereira Carneiro, vencedor de muitas provas no Rio de Janeiro, Campeão Carioca e Brasileiro.

 

Um site importantíssimo que tem várias informações para todo brasileiro fanático por motociclismo:

Motos Clássicas 70 – Hall of Fame

Motos Clássicas 70 – Competições

 

4 – FABRICANTES E MARCAS

Em relação aos fabricantes de motos, trago o texto declamado pelo locutor Breno Motta em seu vídeo que circula até hoje pela internet. Ainda não localizei o autor deste texto, muito bom mas que precisa de algumas correções – como citar a proibição de importação de motos em 1976, motivo que levou ao aparecimento das várias fábricas/marcas citadas. Essa proibição veio para “proteger” a instalação das fábricas da Honda e Yamaha no país. A primeira moto inteiramente fabricada no Brasil foi a RD50 em 1975.

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A história da motocicleta no Brasil começa no início do século passado com a importação de muitas motos européias e algumas de fabricação americana, juntamente com veículos similares como sidecars e triciclos com motores. No final da década de 10 já existiam cerca de 19 marcas rodando no país, entre elas as americanas Indian e Harley-Davidson, a belga FN de 4 cilindros, a inglesa Henderson e a alemã NSU. A grande diversidade de modelos de motos provocou o aparecimento de diversos clubes e de competições, como o raid do Rio de Janeiro a São Paulo, numa época em que não existia nem a antiga estrada Rio-São Paulo.

No final da década de 30 começaram a chegar ao Brasil as máquinas japonesas, a primeira da marca Asahi. Durante a guerra as importações de motos foram suspensas, mas retornaram com força após o final do conflito. Chegaram NSU, BMW, Zündapp (alemãs), Triumph, Norton, Vincent, Royal-Enfield, Matchless (inglesas), Indian e Harley-Davidson (americanas), Guzzi (italiana), Jawa (tcheca), entre outras.

A primeira motocicleta fabricada no Brasil foi a Monark (ainda com motor inglês BSA de 125cm3), em 1951. Depois a fábrica lançou três modelos maiores com propulsores CZ e Jawa, da Tchecoslováquia e um ciclomotor (Monareta) equipado com motor NSU alemão. Nesta mesma década apareceram em São Paulo as motonetas Lambreta, Saci e Moskito e no Rio de Janeiro começaram a fabricar a Iso, que vinha com um motor italiano de 150cm3, a Vespa e o Gulliver, um ciclomotor.

O crescimento da indústria automobilística no Brasil, juntamente com a facilidade de compra dos carros, a partir da década de 60, praticamente paralisou a indústria de motocicletas. Somente na década de 70 o motociclismo ressurgiu com força, verificando-se a importação de motos japonesas (Honda,Yamaha, Suzuki) e italianas. Surgiram também as brasileiras FBM e a AVL. No final dos anos 70, início dos 80, surgiram várias montadoras, como a Honda, Yamaha, Piaggio, Brumana, Motovi (nome usado pela Harley-Davidson na fábrica do Brasil), Alpina, etc. Nos anos 80 observou-se outra retração no mercado de motocicletas, quando várias montadoras fecharam as portas. Foi quando apareceu a maior motocicleta do mundo, a Amazonas, que tinha motor Volkswagen de 1600cm3.
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Atenção:
1 – As informações publicadas acima foram obtidas através de pesquisas entre os irmãos mais antigos e pela Internet, caso você encontre erros ou informações contraditórias favor deixar seu comentário abaixo.

2 – NÃO COPIE E COLE este texto em outros locais! Caso queira divulgar, indique o LINK deste texto! Por que? Porque o texto evolui! Se copiar e colar, o texto errado fica sendo repetido na internet como tantos outros. Depois ocorrem revisões aqui neste texto, corrigindo informações e esclarecendo dúvidas, e indicando o link todo mundo vai chegar no texto revisado e melhorado.

3 – Texto atualizado em 28/02/17 no trecho que fala dos primeiros MC do Brasil. Inclusão do MotoClub de São Luís, citação do Sky Demons e correção sobre o Centauro Motor Club.

4 – Texto atualizado em 3/3/17 incluindo as citações sobre o primeiro registro de viagem de moto pelo Brasil em 1923 e dos MC competitivos de SP de 1949.

5 – Texto atualizado em 25/12/17 incluindo o texto declamado por Breno Motta e complementando com mais informações e links.

6 – Texto atualizado em 27/01/18, incluindo o trecho sobre a viagem do GAU pela BR-230 e BR-319. O link para o relato sobre o Piratininga Moto Clube, e o link para o site Moto Classicas 70.

7 – Texto atualizado em 18/06/18, incluindo o trecho sobre a viagem mundial de Monica Vega em 1990.

8 – Texto atualizado em 11/09/18, incluindo o trecho sobre Bozoka e a viagem à Antártida.

9 – Texto atualizado em 05/12/18, incluindo o trecho sobre as viagens de João Cruz e Geraldo Braga nos anos 60.

10 – Texto atualizado em 06/12/18, incluindo o trecho sobre as viagens do Moto Clube de Campos, Moto Clube de Petrópolis e Josias Silveira.

11 – Texto atualizado em 02/01/23, incluindo novas descobertas sobre os anos 1910 a 1930!

7 Responses »

  1. Honrado por terem citado meu nome e a viagem que em 1960 fiz conduzindo um garupa (RJ/PB, ida e volta) e que 50 anos depois resultou no livro Motociclistas Invencíveis (duas edições esgotadas) coloquei link com entrevista à TV Radical (começa no ponto 1:45).  https://www.youtube.com/watch?v=zOLvV0owYvw Abraços.

  2. Olá. É com muita alegria que leio esse brilhante trabalho de resgate de nossa história Bikers. Sobre Goiás, tenho um pouco para contar. O primeiro Enduro ( Corrida de duplas, ainda de DTs da Yamaha e XL da Honda) realizada no Estado de Goiás, foi no ano de 1981 na cidade de Ceres, no período chuvoso, mês de Dezembro, com o nome Enduro das Águas. Nível difícil, pelo fato de na época ser apenas as nossas máquinas brasileiras… Após desenvolvermos alguns encontros, com o nome de “Federal” sem fim de competição, apenas aglutinação de novos membros, foi que conseguimos apoiar outras provas em Catalão, Goiânia, Anápolis, Pirenópolis e depois com a alegria de ver expandir sozinho. Tenho mais histórias e estórias da época caso queira enriquecer esta página. Facebook com algumas fotos comprobatórias. Ferdinando C. Ricardo Ricardo. Um abraço

  3. Boa noite !!!!! Faço parte da conselho deliberativo do moto Club de Campos!!! Sua matéria está completamente errada meu amigo ! O moto Club de Campos foi fundado em 1932 e NUNCA FECHOU!!! Temos atas de reuniões temos todos presidentes em ata reconhecido em cartório com as datas das posses!!!! Te faço um convite meu amigo a vim conhecer o moto Club de Campos!!!! Venha conhecer nosso cede o nosso acervo!!!! Se hj vc jogar no Google qual o moto Club mais antigo do mundo em atividade ininterrupta vc vai ver que o moto Club de Campos vai está lá amigo!!!! Fica com deus amigo feliz nata moto Club de Campos rumo a um século de existência

    • Walter, obrigado pela colaboração e correção da informação. É pra isso mesmo que o texto está disponível na internet. Já vou corrigir.

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