DICAS PARA A MT-206
Um desafio tão grande quanto a BR-319 e BR-230!
A MT-206 é a estrada mais ao norte do MT, e uma das suas grandes aventuras. De sentido leste-oeste, ela cruza todo o município de Colniza, ligando a sede do município aos dois distritos Vila Guariba e Vila Guatá. Com aproximadamente 320Km, toda de terra, e algumas surpresas pelo caminho, como o trecho de cerrado após o Rio Roosevelt, e enormes bolsões de areia. Passa por trechos de floresta preservada, terras indígenas, áreas de garimpo e extração de madeira. Na época das chuvas fica intransitável, e mesmo na seca é um enorme desafio, pela poeira alta, trânsito de caminhões, pontes improvisadas.
Passamos por ela em agosto/2016, dentro do Projeto Estradas Amazônicas e da aventura AMAZONIA 2016 (Brasilia – Xingu – Manaus). Mesmo sendo época seca (chove menos) pegamos lama no trecho de floresta. Tivemos sorte de ter chovido dias antes e baixado o poeirão. Da sede do município de Colniza até a Vila Guariba são 150Km de terra mais firme, trecho movimentado e com manutenção. Uma atração é a ponte de madeira sobre o Rio Aripuanã, a maior das américas com 350m. Infelizmente desativada uma semana antes de passarmos, e substituída por uma moderna ponte de concreto, mais alta. E esperamos mais resistente às cheias do rio, que já derrubaram a outra duas vezes.
A Vila Guariba é “grande”, tem algumas pousadas, posto de gasolina, lanchonete. Dali em diante para o oeste, o bicho pega. Estrada erma, terra escorregadia até o Rio Roosevelt. Após este rio, a estrada passa por uma área de cerrado, mata baixa, brita fina, areia, nem parece a amazônia. Após uns 40Km disso, a mata volta a ser alta, e a estrada é um enorme banco de areia de 20km, retornando ao piso de terra vermelha depois disso, até chegar na Vila Guatá, também chamada de Três Fronteiras (MT, RO e AM).
A Vila Guatá é pequena, mas tem hotel, posto de gasolina, pousadas. É um entroncamento que leva ao norte para a BR-230 passando pelo Parque Nacional dos Campos Amazônicos, outra área de cerrado e areia. Para o Sul, vai mata adentro para áreas selvagens. E para Oeste, vai para Machadinho Do Oeste em Rondônia. A atividade principal aqui é madeireira.
Lembre de ver no mapa do site MOTOENCONTROS os pontos que já marcamos lá, como postos de gasolina, hospedagens, restaurantes, e outros locais interessantes. Pra quem gosta, tem as coordenadas para você passar para seu GPS. Esses pontos também estão no Google Maps.
Mais informações:
Vídeo curto: Amazonia 2016 Dia 11 – MT-206
Vídeo longo: Amazonia 2016 Dia 11 – MT-206
Facebook da viagem: fb.com/amazonia2016
Facebook do Projeto Estradas Amazônicas: fb.com/estradasamazonicas
Oi . Tudo bem?
Seria possível me mandar algumas fotos ou imagens de Guariba?
Se possível ficarei grato…
Estou de mudança para esta região…
Batemos poucas fotos, do posto, mercadinho, pontos de interesse para viajantes. Tem vários pontos no Google Maps já marcados e com fotos que o pessoal colabora. Dá uma conferida!
Muito boa a dicas e fotos, um bom diário de bordo Bressan…
Abraço
Miguel pinheiro
Grupo Classicas DF
Parabéns pelo trabalho e que os trajetos sejam sempre iluminados por Deus ???????????Como essas motos aguentaram tanta poeira ???