Rio do Rastro ou Corvo Branco?

Rio do Rastro ou Corvo Branco?
Rio do Rastro ou Corvo Branco?

RIO DO RASTRO OU CORVO BRANCO?
A foto que viralizou errada e continua enganando todo mundo!

Alguns anos atrás alguém postou nas redes sociais uma foto de uma serra montanhosa cheia de curvas, e informou que era a famosa Serra do Rio do Rastro, localizada em Santa Catarina. Rapidamente o post “bombou”! Foi repetido, compartilhado, baixado e repostado por centenas, milhares de pessoas, o que chamamos de viralização.

Nos comentários do post original, alguém deu a dica: Não é a Serra do Rio do Rastro, é a Serra do Corvo Branco, alguns quilômetros mais ao norte no mesmo e belo estado de Santa Catarina! O post foi corrigido, mas a correção não viralizou. E assim, alguns anos depois, temos o oráculo da internet, o senhor de todas as verdades, informando que a foto é da estrada errada!

Quem já passou pela Serra do Rio do Rastro só de ver a foto antiga já sabe que não é ali. De repente você se pega debatendo com pessoas que nunca saíram da própria cidade, moradores de outros estados, teimando que a foto é da serra que o Google disse! Afinal, “se está na internet deve ser verdade!” não é mesmo? Um bom alerta para repensarmos a qualidade das informações que lemos neste novo mundo digital hiperconectado onde a mentira se propaga e a verdade fica restrita.

DEMONSTRANDO O CORRETO

Por sorte, este é um assunto fácil de encontrar a verdade, usando a própria internet e as facilidades do Google Maps e Street View. Veja as fotos de satélite das duas serras e note que na Serra do Rio do Rastro existe um vale longo e profundo, sem o “gramadão” que aparece ao fundo da foto antiga geradora da confusão. Já na foto de satélite da Serra do Corvo Branco, o vale é mais curto e aparece uma área que corresponde ao “gramadão”.

Usando o Street View, que felizmente já captou imagens destas estradas, podemos encontrar o ponto onde foi batida a foto antiga. A imagem atual não vai ser a mesma devido ao ângulo da câmera do StreetView ser diferente do ângulo da foto antiga. Mas veja como a imagem moderna tem detalhes iguais aos da imagem antiga: o gramadão, o relevo, o deslizamento ao lado da curva ao fundo.

Analise e comprove você mesmo! Clique no link e compare com a foto antiga: Ponto de vista do street view na Serra Corvo Branco

Aos amigos moradores de Urubici, quando puderem batam uma foto dessa mesma curva e mandem pra gente aqui!

Compartilhe!

One Response »

  1. Com certeza é a serra do corvo branco , eu pessoalmente passei por essas curvas, perigosas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *