Dicas para o Jalapão

Dicas para o Jalapão
Dicas para o Jalapão

ROTAS PRINCIPAIS DO JALAPÃO

ROTA NORTE:
De Palmas para Novo Acordo, ou Lagoa do Tocantins, já tem asfalto. Depois ruma para São Félix do Tocantins e Mateiros. Estrada de terra em boas condições, com manutenção, que será asfaltada futuramente. Existem algumas atrações pela estrada antes de chegar em São Félix, como a Serra do Gorgulho, o Morro da Catedral, e a Cachoeira das Araras. Nos arredores de São Félix e estrada para Mateiros que estão várias atrações bem conhecidas como fervedouros, quilombos, cachoeiras, praias de rio, e trilhas pelo parque. Com bastante areia saindo da estrada principal.

ROTA CENTRO:
De Ponte Alta do Tocantins a Mateiros, com extensão para a divisa Bahia/Tocantins. É a estrada que passa por dentro do Parque Estadual do Jalapão, não tem previsão para asfaltamento. Fora do parque a estrada tem manutenção, e dentro é aquele famoso areião difícil. As grandes atrações deste trecho são o Canion Sussuapara, Cachoeira da Velha, Dunas do Jalapão, fervedouros em Mateiros e a Pedra da Baliza na divisa BA/TO. Muita areia saindo da estrada principal também.

ROTA SUL:
De Ponte Alta do Tocantins para Rio da Conceição, pela estrada rural próxima ao deserto. A condição do trecho varia entre terra e areia. As atrações são a Pedra Furada, Cachoeira do Soninho, Cachoeira da Fumaça.

Praticamente todas as atrações estão aparecendo no Google Maps, com estradas reconhecidas pelos aplicativos de GPS. Facilitará bastante seu planejamento.

Melhor época pra ir, depende do seu gosto. Na epoca chuvosa a areia está firme, mas existem atoleiros de lama. Na época seca o poeirão come e os bancos de areia soltinha são terríveis. De carro, sempre 4×4. De moto, quanto mais leve melhor, mas tem quem faça de big trail pesadona. Depende do piloto, “cada escolha, uma renúncia”, como dizem alguns amigos. A pior época é julho (alta temporada, férias escolares), muita gente, preços sobem e tem fila pra tudo.

Nossa viagem começa agora em 1/7, vamos fazer as três rotas e experimentar também essa maravilha do nosso país. A equipe tem 4 pessoas, utilizando Ténéré 250 e Lander. Acompanhe por esta página www.fb.com/Jalapao2018 ou pelo instagram @estradasamazonicas.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *