Dicas para o Jalapão

Dicas para o Jalapão
Dicas para o Jalapão

ROTAS PRINCIPAIS DO JALAPÃO

Compartilhamos aqui algumas informações que colhemos para o planejamento da nossa viagem JALAPÃO 2018, realizada em agosto. Partimos de Brasília rumo ao Rio Araguaia para um treino na areia, prosseguindo a viagem para Palmas e Novo Acordo com o plano de fazer as três principais rotas (Norte, Centro e Sul). Nosso relato de viagem pode ser lido AQUI.

Depois da viagem, atualizamos também com mais alguns detalhes que fomos descobrindo pela estrada e também com informações da Rota Leste que não tínhamos planejado. Clique nas imagens para ampliar, entre nos links para os mapas e roteiros, e boa leitura.

APOIADOR

24h por dia de Rock e Blues – clique para ouvir enquanto lê o texto

Jalapao Rota Norte
ROTA NORTE:https://goo.gl/maps/mHTqPTwoBdvLfCLn8
De Palmas para Novo Acordo, ou Lagoa do Tocantins, já tem asfalto. Depois ruma para São Félix do Tocantins e Mateiros. Estrada de terra em boas condições, com manutenção, que será asfaltada futuramente. Existem algumas atrações pela estrada antes de chegar em São Félix, como a Serra do Gorgulho (trecho com 1km de areia fofa – cuidado), o Morro da Catedral, e a Cachoeira das Araras. Nos arredores de São Félix e estrada para Mateiros que estão várias atrações bem conhecidas como fervedouros, quilombos, cachoeiras, praias de rio, e trilhas pelo parque. Com bastante areia saindo da estrada principal. Em nossa viagem acampamos no Fervedouro Bela Vista (boa estrutura, com wifi) e depois no Camping do Vicente (tem telefone rural, não tem internet). Visitamos o Quilombo do Prata (artesanato de capim dourado), Fervedouro do Alecrim (boa estrutura), Fervedouro do Buritizinho (lindo e simples) e a Cachoeira da Formiga (lindona, 6Km de areia fofa pra chegar, boa estrutura no local).

Jalapao Rota Centro
ROTA CENTRO:https://goo.gl/maps/SeV6CA3n893Nfckp8
De Ponte Alta do Tocantins a Mateiros. É a estrada que passa por dentro do Parque Estadual do Jalapão, não tem previsão para asfaltamento. Fora do parque a estrada tem manutenção, e dentro é aquele famoso areião difícil entre as dunas e o Rio Sono. A estrada é bem ruim mesmo, não a subestime. Buracos com pedras dentro podem ferrar seu pneu. As grandes atrações deste trecho são o Canion Sussuapara, Cachoeira da Velha, Dunas do Jalapão, fervedouros em Mateiros. Muita areia saindo da estrada principal também.

Jalapao Rota Sul
ROTA SUL:https://goo.gl/maps/rxhNmn79rB32
De Ponte Alta do Tocantins para Rio da Conceição, pela estrada rural próxima ao deserto. A condição do trecho varia entre terra e areia. As atrações são a Pedra Furada, Cachoeira do Soninho, Cachoeira da Fumaça. Para chegar na Pedra Furada temos dois caminhos, um deles com areia fofa e profunda.

.
.
Jalapao Rota LesteROTA LESTE:https://goo.gl/maps/ruBWWRWvr8L2
De Mateiros para Dianópolis, passando pela Bahia. Até a Pousada Galhão e Pedra da Baliza, alguns bolsões de areia curtos. Da Pedra da Baliza a Vila Panambi tem 30Km ruins de areia fofa no trecho da mata, depois vira estrada rural em bom estado. A partir do Restaurante Casarão para Dianópolis, já tem um trecho de 60Km asfaltados que ainda não aparece no Google Maps.

.
.
Navegação com GPS: Praticamente todas as atrações estão aparecendo no Google Maps, com estradas reconhecidas pelo aplicativo. Facilitará bastante seu planejamento. Salve seus mapas off-line para utilizá-los durante a navegação. Sinal de GPS tem cobertura (pois é via satélite), mas você deve atualizar os mapas em seu aparelho receptor o melhor que puder, para que o aparelho possa te ajudar na pilotagem.

Cobertura de celular: SOMENTE NAS CIDADES! Na área rural esquece! Pega 3G da Claro em Novo Acordo, São Felix do Tocantins, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins. Pega 3G da Oi em Ponte Alta do Tocantins.

Melhor época pra ir, depende do seu gosto. Na epoca chuvosa a areia está firme, mas existem atoleiros de lama. Na época seca o poeirão come e os bancos de areia soltinha são terríveis. De carro, sempre 4×4. De moto, quanto mais leve melhor, mas tem quem faça de big trail pesadona. Depende do piloto, “cada escolha, uma renúncia”, como dizem alguns amigos. A pior época é julho (alta temporada, férias escolares), muita gente, preços sobem e tem fila pra tudo.

Nossa viagem iniciou em 1/7/18, onde planejamos fazer as rotas Norte, Centro e Sul, e experimentar também essa maravilha do nosso país. Faz parte do Projeto Estradas Amazônicas. A equipe tem 4 pessoas, utilizando Ténéré 250 e Lander.

Lembre de ver no mapa do site MOTOENCONTROS os pontos que já marcamos lá, como postos de gasolina, hospedagens, restaurantes, e outros locais interessantes. Pra quem gosta, tem as coordenadas para você passar para seu GPS.

One Response »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *