Dicas para a BR-080 GO

Dicas para a BR-080 GO
Dicas para a BR-080 GO

DICAS PARA A BR-080/GO

A BR-080 foi planejada no início dos anos 70, dentro do Plano de Integração Nacional, para interligar Brasília até Manaus e o extremo noroeste do Brasil. Na prática, após as reviravoltas da construção e da política, a BR-080 ficou muito abaixo do planejado. Um pequeno trecho asfaltado de 250Km inicia em Brasilia e vai até Uruaçu/GO e depois somente em MT a estrada reaparece, cortando o leste do MT, atravessando o Parque Nacional do Xingu, e terminando na BR-163 em Matupá/MT.

O trecho asfaltado inicia no DF, passa por Brazlandia, segue para Padre Bernardo/GO, Barro Alto e chega em Uruaçu. Asfalto em bom estado de conservação, pista simples. Normalmente um passeio tranquilo, com boa oferta de combustível e um visual legal.

O trecho planejado entre Uruaçu e o distrito de Luís Alves, às margens do Rio Araguaia, foi esquecido durante anos, e ressuscitado com projetos do PAC 1 e PAC 2. Dividido em 5 lotes para execução do asfaltamento, o lote 1 e 3 não foram executados, deixando o asfalto do lote 2 isolado no meio do nada, sendo utilizado pelos fazendeiros da região. O lote 5 corresponde ao asfaltamento entre São Miguel do Araguaia e Luís Alves, executado. E até o momento (01/02/2017), nada dessas novidades da estrada aparecem no Google Maps.

Passei por este trecho em agosto/2016, dentro do Projeto Estradas Amazônicas e a aventura AMAZONIA 2016 (Brasilia – Xingu – Manaus). Após Uruaçu resolvemos ir pelo asfalto até Campinorte, Nova Iguaçu de Goiás e então achar o início do trecho 2 asfaltado. Rodamos uns 50Km pelo asfalto isolado e entramos no trecho 3, de terra, seguindo o rumo até Bonópolis. Alguns km depois de Bonópolis, inicia o asfalto novamente, provavelmente é o trecho 4 até São Miguel do Araguaia, e então rumamos para o distrito de Luís Alves às margens do Rio Araguaia, pelo asfalto do trecho 5.

Condições da Rodovia:
GO: http://servicos.dnit.gov.br/condicoes/condicoesdrf.asp?BR=080&Estado=Goi%E1s&drf=12

Pontos de Atenção:
– na época das chuvas na Região Centro-Oeste, as estradas de terra ficam muito ruins, e existem trechos que ficam alagados e intransitáveis.
– mapeei vários pontos de interesse e cadastrei tanto no Google Maps quanto no MOTOENCONTROS .

3 Responses »

  1. Boa Noite quando li Bressan liguei ao nome do Alfredo Souza o Motomochileiro de Barra Velha-SC. já vi quase todos os seus vídeos e atualmente no Youtube ele postou até Belém-PA. uma vez na semana ele faz uma live e foi quando falou em você. só que só vou ver os vídeos no Canion dos Vianas daqui uns 40 dias ou mais. gosto dessa aventuras, mais nem de moto sei andar até por que morro de medo. vim parar aqui sem querer por que eu queria saber como se encontrava as obras dessa BR080 e acabei sabendo por vocês. então essas partes em laranja são os trechos de terra? e de Uruaçu-GO a Nova Iguaçu de Goiás-GO nem trecho de terra existe correto? o Bolsonaro em Luis Alves -GO vai construir a ponte sobre o Rio Araguaia e segundo no Mato Grosso. Sou do Gama-DF e pelo menos uma parte desse trecho eu fiz de Bike do Gama-DF / Padre Bernardo-GO e Mimoso-GO 16 vezes há muitos anos com aqueles bikes Monark quase toda de ferro muito pesadas. valeu abraços

    • Olá Wendel! De Uruaçu a Nova Iguaçu tem algumas estradinhas rurais, mas não sei qual delas vai ser a futura BR-080 asfaltada. Sim, o laranja é o trecho de terra que fizemos, que pode não corresponder ao traçado final da rodovia. A região ali no MT é muito erma e agreste, a rodovia poderá ajudar muito a escoar a produção. MAS não sei se vai ser feita não. Projeto do traçado já foi feito tem vários anos.

      • Boa Noite ! esse trecho da BR 080 as obras de pavimentação da BR 080 foram divididas em 5 lotes. o DNIT passou as verbas para o então governo de Goiás em 2011 Marconi Perillo asfaltar. licitaram uns trechos e outros não. aí fizeram os lotes 2 ,3 e 5. o trecho 1 e o 4 que nem estrada de terra tinha ficou sem fazer. e por isso a estrada ficou conhecida como a estrada que liga nada a lugar nenhum. e como você viu acabava no arame farpado de uma fazenda. agora onde a Ponte vai ser feita também vai ser construída uma ferrovia interligando a ferrovia Norte Sul em Mara Rosa. e por isso o término da BR 080 deve acontecer. abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *