Dicas para a BR-080 GO

Dicas para a BR-080 GO
Dicas para a BR-080 GO

DICAS PARA A BR-080/GO

A BR-080 foi planejada no início dos anos 70, dentro do Plano de Integração Nacional, para interligar Brasília até Manaus e o extremo noroeste do Brasil. Na prática, após as reviravoltas da construção e da política, a BR-080 ficou muito abaixo do planejado.
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Um pequeno trecho asfaltado de 250Km inicia em Brasília, passa por Brazlândia, segue para Padre Bernardo/GO, Barro Alto e chega em Uruaçu. Asfalto em bom estado de conservação, pista simples. Normalmente um passeio tranquilo, com boa oferta de combustível e um visual legal.

Depois temos o trecho goiano planejado, entre Uruaçu e Luís Alves, um distrito de São Miguel do Araguaia. E o trecho planejado no MT entre Luiz Alves e Ribeirão Cascalheira, onde já existe um projeto para a estrada, sem sabermos se vai virar realidade. Após Ribeirão Cascalheira, a BR-080 segue um traçado coincidente com a BR-158 e a MT-322 existentes. Cortando o leste do MT, atravessando o Parque Nacional do Xingu, e terminando na BR-163 em Matupá/MT.

Este trecho goiano planejado entre Uruaçu e o distrito de Luís Alves, às margens do Rio Araguaia, foi esquecido durante anos, e ressuscitado com projetos do PAC 1 e PAC 2. Dividido em 5 lotes para execução do asfaltamento, o lote 1 e 3 não foram executados, deixando o asfalto do lote 2 isolado no meio do nada, sendo utilizado pelos fazendeiros da região. O lote 5 corresponde ao asfaltamento entre São Miguel do Araguaia e Luís Alves, executado. E até o momento (01/02/2017), nada dessas novidades da estrada aparecem no Google Maps.

Passamos por este trecho em agosto/2016, dentro do Projeto Estradas Amazônicas e a aventura AMAZONIA 2016 (Brasilia – Xingu – Manaus). Após Uruaçu resolvemos ir pelo asfalto até Campinorte, Nova Iguaçu de Goiás e então achar o início do trecho 2 asfaltado. Rodamos uns 50Km pelo asfalto isolado e entramos no trecho 3, de terra, seguindo o rumo até Bonópolis. Alguns km depois de Bonópolis, inicia o asfalto novamente, provavelmente é o trecho 4 até São Miguel do Araguaia, e então rumamos para o distrito de Luís Alves às margens do Rio Araguaia, pelo asfalto do trecho 5.

BALSAS:

– nenhuma no trecho goiano
– Balsa do Rio Araguaia em Luís Alves/GO
– para o trecho no MT, veja a página sobre a MT-100 e MT-322

MELHOR ÉPOCA:

A melhor época é o início da estação seca na região, que a poeira e talco ainda estão baixos. Para agosto/setembro é muito quente, seco. Outubro já começa queimadas, fica arriscado.

RISCOS:

DNIT – CONDIÇÕES DA RODOVIA:

Desde 2021 o DNIT não apresenta mais as informações das condições das rodovias. Para obter informações dos trechos que ainda são “estaduais” o melhor é ligar nas prefeituras ou postos de gasolina pelo caminho. Uso o Google Maps para encontrar esses pontos e telefones.

ERROS DOS MAPAS:

A BR-080 não existe ainda “oficialmente” entre Uruaçu e Bonópolis, mas alguns traçados já são visíveis nas imagens de satélite do Google Maps. O roteamento ainda utiliza as estradas antigas ao redor.

QUER COLABORAR?

– Ative as coordenadas geográficas na sua câmera, e inclua mais pontos interessantes da estrada no próprio Google Maps. Se o ponto não existir ainda use a função “informe lugar ausente”, e se o ponto já existir, inclua suas fotos nele. Fotos do local né, não selfies mostrando essa sua cara feia.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

– O dia-a-dia da viagem de 2016 está aqui mesmo neste site: Especial Amazônia 2016

– Também está no facebook, pra quem gosta: Amazônia 2016

É isso aí, quem tiver novas informações e dicas dos trechos, só comentar que vamos incluindo e atualizando.

 

3 Responses »

  1. Boa Noite quando li Bressan liguei ao nome do Alfredo Souza o Motomochileiro de Barra Velha-SC. já vi quase todos os seus vídeos e atualmente no Youtube ele postou até Belém-PA. uma vez na semana ele faz uma live e foi quando falou em você. só que só vou ver os vídeos no Canion dos Vianas daqui uns 40 dias ou mais. gosto dessa aventuras, mais nem de moto sei andar até por que morro de medo. vim parar aqui sem querer por que eu queria saber como se encontrava as obras dessa BR080 e acabei sabendo por vocês. então essas partes em laranja são os trechos de terra? e de Uruaçu-GO a Nova Iguaçu de Goiás-GO nem trecho de terra existe correto? o Bolsonaro em Luis Alves -GO vai construir a ponte sobre o Rio Araguaia e segundo no Mato Grosso. Sou do Gama-DF e pelo menos uma parte desse trecho eu fiz de Bike do Gama-DF / Padre Bernardo-GO e Mimoso-GO 16 vezes há muitos anos com aqueles bikes Monark quase toda de ferro muito pesadas. valeu abraços

    • Olá Wendel! De Uruaçu a Nova Iguaçu tem algumas estradinhas rurais, mas não sei qual delas vai ser a futura BR-080 asfaltada. Sim, o laranja é o trecho de terra que fizemos, que pode não corresponder ao traçado final da rodovia. A região ali no MT é muito erma e agreste, a rodovia poderá ajudar muito a escoar a produção. MAS não sei se vai ser feita não. Projeto do traçado já foi feito tem vários anos.

      • Boa Noite ! esse trecho da BR 080 as obras de pavimentação da BR 080 foram divididas em 5 lotes. o DNIT passou as verbas para o então governo de Goiás em 2011 Marconi Perillo asfaltar. licitaram uns trechos e outros não. aí fizeram os lotes 2 ,3 e 5. o trecho 1 e o 4 que nem estrada de terra tinha ficou sem fazer. e por isso a estrada ficou conhecida como a estrada que liga nada a lugar nenhum. e como você viu acabava no arame farpado de uma fazenda. agora onde a Ponte vai ser feita também vai ser construída uma ferrovia interligando a ferrovia Norte Sul em Mara Rosa. e por isso o término da BR 080 deve acontecer. abraços

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