Dicas para a BR-080 GO

Dicas para a BR-080 GO

DICAS PARA A BR-080/GO

A BR-080 foi planejada no início dos anos 70, dentro do Plano de Integração Nacional, para interligar Brasília até Manaus e o extremo noroeste do Brasil. Na prática, após as reviravoltas da construção e da política, a BR-080 ficou muito abaixo do planejado. Um pequeno trecho asfaltado de 250Km inicia em Brasilia e vai até Uruaçu/GO e depois somente em MT a estrada reaparece, cortando o leste do MT, atravessando o Parque Nacional do Xingu, e terminando na BR-163 em Matupá/MT.

O trecho asfaltado inicia no DF, passa por Brazlandia, segue para Padre Bernardo/GO, Barro Alto e chega em Uruaçu. Asfalto em bom estado de conservação, pista simples. Normalmente um passeio tranquilo, com boa oferta de combustível e um visual legal.

O trecho planejado entre Uruaçu e o distrito de Luís Alves, às margens do Rio Araguaia, foi esquecido durante anos, e ressuscitado com projetos do PAC 1 e PAC 2. Dividido em 5 lotes para execução do asfaltamento, o lote 1 e 3 não foram executados, deixando o asfalto do lote 2 isolado no meio do nada, sendo utilizado pelos fazendeiros da região. O lote 5 corresponde ao asfaltamento entre São Miguel do Araguaia e Luís Alves, executado. E até o momento (01/02/2017), nada dessas novidades da estrada aparecem no Google Maps.

Passei por este trecho em agosto/2016, dentro do Projeto Estradas Amazônicas e a aventura AMAZONIA 2016 (Brasilia – Xingu – Manaus). Após Uruaçu resolvemos ir pelo asfalto até Campinorte, Nova Iguaçu de Goiás e então achar o início do trecho 2 asfaltado. Rodamos uns 50Km pelo asfalto isolado e entramos no trecho 3, de terra, seguindo o rumo até Bonópolis. Alguns km depois de Bonópolis, inicia o asfalto novamente, provavelmente é o trecho 4 até São Miguel do Araguaia, e então rumamos para o distrito de Luís Alves às margens do Rio Araguaia, pelo asfalto do trecho 5.

Condições da Rodovia:
GO: http://servicos.dnit.gov.br/condicoes/condicoesdrf.asp?BR=080&Estado=Goi%E1s&drf=12

Pontos de Atenção:
– na época das chuvas na Região Centro-Oeste, as estradas de terra ficam muito ruins, e existem trechos que ficam alagados e intransitáveis.
– mapeei vários pontos de interesse e cadastrei tanto no Google Maps quanto no Motoencontros.com .

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