Criar um novo moto clube

Criar um novo moto clube

O El Bando Moto Grupo já teve vários problemas de pirataria de nome!

Os primeiros casos identificamos em 2010 através de adesivos colocados em postos de gasolina. Em 2010 nosso grupo já existia oficialmente a quatro anos, com presença real (rodando pelo centro-oeste e sudeste, visitando sedes de moto clubes em vários estados, participação em encontros e eventos de motociclistas, aniversários de moto clubes, etc) e presença virtual (site informativo, redes sociais, fóruns de motociclismo, inclusão em dezenas de cadastros especializados em moto clubes, etc).

Desde 2010 já identificamos, contatamos e resolvemos OITO casos de pirataria de nome. Outros moto clubes amigos também enfrentam esse tipo de problema, pelo Brasil afora. Pensando nisso, elaboramos as três dicas básicas abaixo.

Você que está pensando em montar um novo moto grupo ou moto clube:

0 – NÃO MONTE AGORA! É absolutamente normal que assim que se compra uma moto no dia seguinte já queira encontrar uma turma boa para bolar uns passeios e viagens juntos. Entretanto a empolgação de fazer isso muitas vezes leva a fazer tudo às pressas, sem muita noção do que está fazendo. Montar um moto clube/grupo não é apenas escolher um nome, desenhar um logotipo e sair rodando. Muitos moto clubes/grupos novos feitos às pressas não conseguem sobreviver mais de poucos meses, por brigas internas (vaidade, divergência de objetivos, cachaçada, falta de respeito, etc) ou brigas com outros moto clubes/grupos (geralmente por falta de respeito). Os nove fundadores do El Bando Moto Grupo rodaram DOIS ANOS pelo meio motociclistico do DF e GO, conhecendo os mais antigos, observando quem é quem, aprendendo sobre os conceitos, e é isso que recomendamos: estude primeiro, faça depois.

1- CUIDADO COM O BRASÃO! Se você está pensando em um grupo de amigos motocando juntos por lazer, sem formalidades entre vocês e sem qualquer compromisso com os demais grupos/clubes, nosso conselho é “ISSO NÃO PRECISA DE BRASÃO!”, muito menos de colete. Se vai ser um grupo de amigos pra rodar por lazer e informal, façam camisetas! Ninguém precisa de brasão/colete para ser bem recebido nas sedes de MC e ser respeitado. Se você foi em algum lugar e um integrante de moto clube/grupo te segregou porque você não tem brasão/colete, isso é um péssimo sinal sobre o clube/grupo dele. Brasão é uma coisa séria, e se decidiram usar, entendam que os demais moto clubes/grupos vão avaliar vocês, suas atitudes, respeito aos demais, dentro e fora da estrada. Não é brincadeira nem teoria. Além disso, o brasão é formado por vários patches (bordados) e cada patch tem um significado dentro do motoclubismo. Usar um brasão sinaliza que vocês querem fazer parte da irmandade motociclística, então tem que saber como ela funciona. Se ainda não sabe, volte ao passo anterior e continue rodando, pesquisando, conhecendo gente e aprendendo.

2- PESQUISE O NOME pretendido no Google, Bing e outras ferramentas de busca. Pesquise também com os moto clubes mais antigos da sua cidade ou região. Não tem desculpa criar um novo moto clube/grupo usando nome já existente de um MC ou MG mais antigo. Muitos MC e MG não admitem nome repetido, e pode dar problema pra você. Felizmente os oito casos que o El Bando Moto Grupo teve que lidar, sempre tratamos da forma educada pois temos respaldo legal do nosso nome e logotipo serem registrados no INPI. Entretanto, saiba que nem todos os moto clubes/grupos são tão educados como nós.

3- CRIAR LOGOTIPO NÃO É FÁCIL! Fique atento para quem for criar o seu logotipo NÃO USAR o mesmo desenho, ou partes, do logotipo de um moto clube ou moto grupo já existente. Se pedir para um designer, fique atento pois muitos “sem noção” pegam imagens da internet que acham bonitinhas e fazem alterações apenas, não criaram nada. Já ocorreram casos REAIS no Brasil de pegarem um logotipo de MC antigo, mudarem uma parte do desenho, botarem o novo nome em cima, e divulgarem. Só que o novo logotipo era muito semelhante e ficou claro que era cópia. Quando você receber o seu logotipo e ANTES de fazer os patches/adesivos, pesquise mais uma vez e não gaste dinheiro à toa.

O motoclubismo existe no mundo desde 1903, no Brasil desde 1927, e muita gente já morreu brigando por nomes, cores, brasões, respeito, inclusive no Brasil. Não é ficcão, vá se informar. Antes de querer montar um novo moto clube/grupo, saiba muito bem o que está fazendo e onde está se metendo. Motociclismo é liberdade, sim. Motoclubismo é outra coisa (e é muito bom também, mas é outra coisa). As maiores confusões ocorrem quando confundem as duas coisas.

Você leu tudo até aqui e não concorda? Ótimo! Não crie nenhum moto clube novo então, vá procurar os moto clubes antigos da sua cidade ou da capital do seu estado, e se informe. Tem muita coisa que você não vai aprender na internet, só vai aprender RODANDO E VIVENCIANDO!

Outros links para leitura:
Definições sobre Moto Clubes
Pioneiros do Motociclismo no Brasil
Orientações da Federação de Moto Clubes de SP
Old Dog Cycles – Porque não houve a 2a parte…

Atenção:
1 – NÃO COPIE E COLE este texto em outros locais! Caso queira divulgar, indique o LINK deste texto! Por que? Porque o texto evolui! Se copiar e colar, o texto errado fica sendo repetido na internet como tantos outros. Depois ocorrem revisões aqui neste texto, corrigindo informações e esclarecendo dúvidas, e indicando o link todo mundo vai chegar no texto revisado e melhorado.

Compartilhe!

2 Responses »

  1. Show de bola o texto,sou Danilo presidente do MC COMETEIROS BRASIL,e já passamos por isso uma vez mas tudo foi resolvido na paz. Vou divulgar esse link,pois ajuda muito a prevenir esse tipo de atitude de pessoas sem noção. Um forte abraço a todos.

  2. Excelente texto. Muito esclarecedor. Nós do Legião da Capital tivemos esse cuidado quando decidimos fundar nosso MC. Conhecemos e rodamos com vários MCs de renome. O motoclubismo é algo muito sério e deve ter a preocupação de fomentar o Motociclismo e difundir essa cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *