Use suas fotos de celular para mapear pontos

Use suas fotos de celular para mapear pontos

Você viajou, fez aquela mega-aventura (ou não) e bateu centenas de fotos super legais de lugares raros, escondidos, pouco conhecidos, praticamente nem tem no mapa. Você envia essas fotos para seus amigos pelas redes sociais, e uma das primeiras perguntas sempre é “ONDE FICA?”.

Você pode bater fotos com seu celular (e câmeras modernas) com dados de coordenadas geográficas embutidas nas imagens! Por segurança alguns aplicativos retiram esses dados quando publicam as fotos, para evitar que vagabundos encontrem sua localização, se você estiver lá ainda.

Mas agora você já está em outro lugar, em casa ou no próximo destino da sua viagem, e quer informar o pessoal onde fica aquele paraíso que você visitou. Como é que faz pra lembrar onde a foto foi tirada?

Uma opção é usar o site WWW.GEOIMGR.COM . Você faz o upload da foto, e ele mostra no mapa exatamente a localização da foto. Claro que as coordenadas geográficas tem que estar ativadas na configuração da câmera do seu celular. Como a base é o Google Maps, se houver um cadastro de algum ponto no local, vai aparecer na tela também.

No exemplo do GEOIMGR, a foto era de uma nova construção na BR-319, na ponte sobre o Rio Novo, que vai ser um bar e ponto de apoio. Viagem Amazonia2017, de Flávio Bressan, Celso do Carmo e Durval Ribeiro para o Projeto Estradas Amazônicas.

Outra opção é o site WWW.PIC2MAP.COM. Faz a mesma coisa que o anterior, com a vantagem de poder fazer upload de várias fotos ao mesmo tempo. CUIDADO, tem uma pegadinha. Se você não marcar a opção “Keep Photos Private?”, as fotos ficarão disponíveis para o mundo ver.

No exemplo do PIC2MAP, foto do posto de gasolina na Vila Realidade, BR-319. Viagem Amazonia2016, de Flávio Bressan e Sérgio Nehring, também para o Projeto Estradas Amazônicas.

Uma opção off-line é o programa MAPUTILITY, da Canon, que faz isso tudo acima sem estar conectado na internet e as fotos não ficam “soltas” na rede. O programa é leve e bem simples de usar. Download aqui

No exemplo, carregamos uma série de fotos de uma trilha por fazendas ao norte do DF.

Em todos os sites citados e no programa, você pode dar zoom, exibir a imagem de satélite, e verificar se o ponto já está mapeado. Eles usam a base do Google Maps. E assim poderá até cadastrar o ponto no mapa, abrindo o Google Maps e fazendo o procedimento de informar lugar ausente, indicando as coordenadas que aparecem na tela.

Lembre: as coordenadas geográficas tem que estar ativadas na configuração da câmera do seu celular.

Compartilhe!

One Response »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *