Dicas para o Canion do Viana

Dicas para o Canion do Viana

Durante o Rali dos Sertões 2019 o mundo ficou maravilhado com cenas de um desfiladeiro belíssimo no trecho do Piauí. Pesquisando rapidinho descobrimos que trata-se dos “Paredões do Viana” como é conhecido pela população local. E já foi rota do Sertões em 2012 também. Fica próximo da cidade de BOM JESUS DA GURGUÉIA, acessível pela BR-135 toda asfaltada no Piauí.

Cada vez mais motoaventureiros tem ido visitar o lugar, e nós já estamos planejando também ir lá conhecer e atravessar de ponta a ponta.

Acabamos realizando o passeio agora no Carnaval 2020, mobilizando um time com nove motos de Brasília e Goiânia. De Teneré250 a BMW GS1200, de experts a novatos em off-road. Em breve o vídeo desta aventura!

A cidade de Bom Jesus é um pólo regional de agronegócio, então tem boa estrutura para hospedagem. Existem inclusive pacotes de visitação turística ao canion, utilizando carros 4×4 e guias. Para nós motoaventureiros, só precisamos saber pra qual lado ir.

O local é ermo, bem quente na estação seca. As dicas de sempre valem: leve água, comida, não tem sinal de celular e o trânsito é muito pouco. Se der pane na moto vai demorar pra alguém aparecer. Um rastreador por satélite também é de grande ajuda.

DESCRIÇÃO DO TRECHO

1 – ACESSO:
O Canion do Viana fica 29Km a leste da cidade de Bom Jesus. O acesso inicia na BR-135 saída para a UFPI, bem demarcado com uma placa indicativa. Percorre-se três quilômetros de asfalto e então começa o trecho de estrada rural. Não se iluda, existem alguns bancos de areia fofa e longos, para já ir aquecendo na pilotagem. Nas bifurcações existem placas indicativas direcionando o visitante. O acesso termina na Fazenda Pitombeiras.

Clique nas fotos para ampliar!

2 – O CANION
Após a fazenda Pitombeiras, descemos uma pequena encosta e chegamos na parte baixa, início do canion. Na época das chuvas aqui alaga bem, ficando intransitável. A placa indicativa está próxima. Entrando no desfiladeiro, temos agora um trecho de 50Km até a saída. Prepare-se pra guerra contra a areia! No começo ela não aparece muito, mas depois o bicho pega. Pneu com boa tração em off-road é essencial. No carnaval ainda tinha alguns trechos alagados, com alguma lama. Sem problemas para atravessar. 12Km após Pitombeiras existe uma outra habitação, com água potável disponível. Mais pro final do cânion, o sítio do Sr. Milton. Ótimo ponto a ser considerado para um pernoite acampado. São aproximadamente 51Km desde o asfalto de Bom Jesus, e os pilotos podem estar judiados. Após este sítio, mais areia fofa até a placa indicando o fim do cânion. Recomeça a parte rural, mas ainda com bastante areia.

Clique nas fotos para ampliar!

3 – A SAÍDA:
20Km após o sítio do Sr Milton, chega-se a Vila Conceição, onde fica o acesso para a Gruta do Viana. São 2Km, até a gruta, uma pequena abertura nas rochas, onde a formação rochosa lembra uma imagem de Nossa Senhora. É local de visitação de peregrinos locais. Acesso difícil subindo A PÉ uma encosta morro acima. Voltando para o início do acesso à gruta, seguindo adiante mais 6Km existe a Vila Viana, um pouco maior que a Vila Conceição. E agora o motoaventureiro tem dois caminhos.

Saída Nordeste: subindo a encosta do vale, trecho difícil e arenoso, e então prosseguindo pelo Parque Nacional das Confusões, serão 40Km até a Vila Guaribas por trilhas na caatinga. Mais 50Km até a cidade de Caracol, e então 92Km até São Raimundo Nonato, entrada do Parque Nacional da Serra da Capivara e do Museu do Homem Americano, onde estão as pinturas rupestres mais antigas do Brasil.

Saída Sul: seguindo por mais 28Km para a cidade chamada Morro Cabeça no Tempo. Teremos 8km de areia com porteiras, e algumas poucas casas. Depois mais 4km de areia fofa em uma subida estreita bem chata/difícil conforme o tamanho da moto. O final da subida tem algumas erosões, que impedem ou dificultam bem a passagem de veículos de 4 rodas! Após chegar no platô superior, acaba a areia, retorna a estrada rural de terra/barro. Morro Cabeça no Tempo tem duas saídas: 54Km até Avelino Lopes onde retorna o asfalto. Ou 72Km até Curimatá, onde retorna o asfalto. Pegamos o trecho para Curimatá, que é de estrada rural (terra firme) com bons trechos de areião ou saibro. Moleza depois do Canion do Viana.

Clique nas fotos para ampliar!

Quando você ver este bar, já estará perto da cidade. Vale a parada para tomar uma água, ou mesmo comemorar com uma cachacinha envelhecida na umburama!

ROTAS NOS MAPAS

No Google Maps o trecho dentro do Canion do Viana ainda não está mapeado, não permite o roteamento. No app Maps.ME já consta mapeado o Canion, mas não possui ainda a rota da Vila Viana para Caracol. Quem usa o TrackSource pode encontrar mais recursos. Outra fonte de guia eletrônico é a rota cadastrada no aplicativo Wikiloc (tem várias).

Bom Jesus a entrada do Canion: https://goo.gl/maps/7SnnSeAthU6Ryxf1A

Trecho não mapeado: aproximadamente 30Km

Saída do Canion até a Gruta e Vila Viana: 23Km se não ir até a gruta. https://goo.gl/maps/6JUkpTNpkVb4CuK3A

Vila Viana para Guaribas, Caracol e São Raimundo: 90Km até o asfalto. https://goo.gl/maps/7PVh8K2PtKarNQR57

Vila Viana para Morro Cabeça no Tempo e Avelino Lopes: 82Km até o asfalto. https://goo.gl/maps/AM3k3utGq1V7BSJ37

Via Viana para Morro Cabeça no Tempo e Curimatá: 100Km até o asfalto. https://goo.gl/maps/D2EGe7buEjRgDvHx7

HOSPEDAGEM
Ligamos para vários hotéis em Bom Jesus, em horário comercial, e nenhum atendeu. Ao chegarmos na cidade, procuramos o Hotel Brasão, visual legal e preço bom na faixa de 90 reais por pessoa. Mas acabamos indo para Cristino Castro, cidade 33Km ao norte de Bom Jesus, ficando no Gurguéia Park Hotel.

Em Morro Cabeça no Tempo, ficamos no Hotel O Boiadeiro, também conhecido como Pousada da Carmônia. 25 reais o quarto, com café e janta cobrados a parte. Tudo baratinho e bem cuidado.

GASOLINA
Na estrada BR-020 e BR-135 tem boa oferta de postos de gasolina, das bandeiras principais e também de vários postos bandeira branca. Evite a rede SHELL na Bahia.

3 Responses »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *