Você foi convidado para ir a um passeio off-road com a galera e está doido pra colocar sua moto na terra pela primeira vez? Vou te passar algumas dicas de PREPARAÇÃO, que serve para qualquer moto MAS mais especificamente para as TRAIL. O foco é passeio em estrada rural, não trilha!
0 – NUNCA VÁ SOZINHO! Ainda mais se for iniciante, e mesmo que seja experiente!
1 – PROTEÇÃO DA MOTO
Providencie protetores para sua moto, pois mesmo que o roteiro seja fácil (nunca é!) alguém vai cair e tendo protetores minimiza o prejuízo do conserto, além de não estragar o passeio de todos! Perrengues fazem parte da brincadeira, mas não precisa nem deve ir desprotegido pra terra! O que puder ser evitado deve ser evitado!
– Protetor de cárter
– Protetor de manetes
– Protetor de carenagens
– Protetor das laterais do motor
– Protetor de reservatório de fluido de freio traseiro
– CAMARA DE AR REFORÇADA + VACINA DE PNEU vai reduzir bastante o risco de furar pneu ou cortar pneu em pedras
2 – PROTEÇÃO DO PILOTO
A roupa adequada é fundamental, nem precisa falar muito disso. Todo mundo cai, iniciante ou experiente. Minimize os riscos à sua saúde indo pra terra devidamente equipado.
– Capacete: Coquinho não serve! Aberto não serve! Vai comer poeira e não protege nada. Escamoteável serve mas é pesado. Use um capacete fechado, pra evitar a poeira. Com pala melhor pra esconder o sol direito. Viseira escura nem sempre resolve quando o sol está na cara.
– Bandana ou buff: ajuda a filtrar a poeira entrando no nariz
– No Mínimo: cotoveleiras e joelheiras avulsas por cima da sua roupa básica de andar de moto.
– Na Média: jaqueta e calça com proteções nas articulações (ombro, cotovelos, joelhos). Dependendo da região e época, vai te dar um suador isso aí.
– Na Média Plus: colete torácico “armadura”, que já vem com tudo mais a proteção de coluna. Cuidado com as marcas chinesas e baratas, as vezes os protetores são frágeis e as costuras desfiam rápido. Pesquise antes de comprar. Uma boa armadura é cara mas dura anos.
– Botas: proteção essencial para o pé e tornozelo. Deve ser de cano mais longo, e não deixar o pé torcer ou virar. Vai atrapalhar o movimento de frear e passar marcha com certeza. Bota de montanha, escalada, trekking NÃO SERVE! Experimente antes, não compre direto da internet sem testar. E compre bem antes do passeio para se acostumar com a bota.
– Luvas: qualquer uma é melhor que nada! Vá com a que você já tem, depois se precisar ou achar melhor, compre uma mais adequada. Mas luvinha de meio dedo NÃO SERVE!
– Colar cervical: proteção top pro pescoço, mas ainda é caro e raro. Se puder, compre, mas não tendo este item tome mais cuidado!
3 – BAGAGENS
Bagagem para um passeio de um dia, com a moto em bom estado, protegida e com camaras reforçadas, é praticamente apenas água e comida! No máximo alguma ferramenta pra tirar o pneu, ou remendos de câmara de ar. E não precisa todos levarem ferramentas, combinem antes quem leva um kit completão. Leve chaves específicas da sua moto pra complementar o kit geral caso necessário.
– NUNCA LEVAR BAULETO!
– Amarrar as tralhas no banco do garupa, ou no bagageiro de forma estável e segura.
– OU usar produtos específicos: sacos estanque, malas laterais, alforges laterais
– Evitar mala de tanque, atrapalha a pilotagem em pé
4 – ALIMENTAÇÃO
Pilotar na terra é divertido pacas, mas cansa! Ainda mais pra nós, sedentários. O calorão desidrata, e o gasto de energia dá fome! SEMPRE leve água e alguma comida.
– Levar água à vontade em garrafa plástica ou camelback
– evitar líquidos com gás (refrigerante, energético, água com gás… vai estourar!)
– Levar comida energética (barras de cereais, amendoins/castanhas, goiabada/bananada, rapadura, etc)
5 – O GRUPO
Você já conhece eles? Já rodou com eles antes? São de boa na tocada EM GRUPO, ou é cada um por si e foda-se o rôia? Eles estão com as motos cheias de gambiarra que vai ficar dando pane toda hora, atrapalhando o passeio? Cuidado com quem você vai rodar, pra não ficar abandonado no mato sem apoio e sem saber pra que lado ir. É raro mas acontece muito!
6 – SUA PILOTAGEM
Você está indo pra terra pela primeira vez, ou iniciando já fez alguns passeios mas ainda não está firme, seguro. Vá sempre dentro de seus limites! Não é porque os outros estão correndo que você tem que correr e se arriscar sem experiência ou perícia. ANTES da partida, já saiba quem mais está na mesma condição e vão juntos, um cuidando do outro. Com certeza você não fez nenhum curso de pilotagem ainda, e para iniciar “de leve” não precisa mesmo. Só precisa coragem e PRUDÊNCIA! Um bom amigo também ajuda. Depois de alguns passeios, já vai saber quais pontos precisa melhorar na pilotagem, aí é o momento de escolher um curso.
Quais são as câmaras de ar recomendada para off road ?
Vi que fala das reformas mais quais são elas ?
Pergunto por que tenho uma Lander …
camara reforçada de 4mm de espessura. tem de marcas como pirelli, kenda, rinaldi, vipal… só pesquisar no Mercado Livre que acha muitas.
Show de bola Bressan!
Ótimas dicas, muito obrigado! Estou começando e sinto que orientações como essas são fundamentais para continuar me aventurando. 😎🤙🏍
Obrigado
Aconselho incluir na bagagem:
1) 4m de corda nylon ou paracorde para eventual reboque de alguma quebrada (lá não vai ter guincho)
2) kit básico de primeiros socorros (com muito band-aid e hipoglós)
O atrito da manopla no punho, causa bolhas; cfe. o calor e umidade, é normal acontecer assaduras nas verilhas…
Falou tudo! 👏 👏