Dicas rápidas para off-road

Dicas rápidas para off-road
Dicas rápidas para off-road

Você foi convidado para ir a um passeio off-road com a galera e está doido pra colocar sua moto na terra pela primeira vez? Vou te passar algumas dicas de PREPARAÇÃO, que serve para qualquer moto MAS mais especificamente para as TRAIL. O foco é passeio em estrada rural, não trilha!

0 – NUNCA VÁ SOZINHO! Ainda mais se for iniciante, e mesmo que seja experiente!

1 – PROTEÇÃO DA MOTO
Providencie protetores para sua moto, pois mesmo que o roteiro seja fácil (nunca é!) alguém vai cair e tendo protetores minimiza o prejuízo do conserto, além de não estragar o passeio de todos! Perrengues fazem parte da brincadeira, mas não precisa nem deve ir desprotegido pra terra! O que puder ser evitado deve ser evitado!

– Protetor de cárter
– Protetor de manetes
– Protetor de carenagens
– Protetor das laterais do motor
– Protetor de reservatório de fluido de freio traseiro
– CAMARA DE AR REFORÇADA + VACINA DE PNEU vai reduzir bastante o risco de furar pneu ou cortar pneu em pedras

2 – PROTEÇÃO DO PILOTO
A roupa adequada é fundamental, nem precisa falar muito disso. Todo mundo cai, iniciante ou experiente. Minimize os riscos à sua saúde indo pra terra devidamente equipado.

– Capacete: Coquinho não serve! Aberto não serve! Vai comer poeira e não protege nada. Escamoteável serve mas é pesado. Use um capacete fechado, pra evitar a poeira. Com pala melhor pra esconder o sol direito. Viseira escura nem sempre resolve quando o sol está na cara.
– Bandana ou buff: ajuda a filtrar a poeira entrando no nariz
– No Mínimo: cotoveleiras e joelheiras avulsas por cima da sua roupa básica de andar de moto.
– Na Média: jaqueta e calça com proteções nas articulações (ombro, cotovelos, joelhos). Dependendo da região e época, vai te dar um suador isso aí.
– Na Média Plus: colete torácico “armadura”, que já vem com tudo mais a proteção de coluna. Cuidado com as marcas chinesas e baratas, as vezes os protetores são frágeis e as costuras desfiam rápido. Pesquise antes de comprar. Uma boa armadura é cara mas dura anos.
– Botas: proteção essencial para o pé e tornozelo. Deve ser de cano mais longo, e não deixar o pé torcer ou virar. Vai atrapalhar o movimento de frear e passar marcha com certeza. Bota de montanha, escalada, trekking NÃO SERVE! Experimente antes, não compre direto da internet sem testar. E compre bem antes do passeio para se acostumar com a bota.
– Luvas: qualquer uma é melhor que nada! Vá com a que você já tem, depois se precisar ou achar melhor, compre uma mais adequada. Mas luvinha de meio dedo NÃO SERVE!
– Colar cervical: proteção top pro pescoço, mas ainda é caro e raro. Se puder, compre, mas não tendo este item tome mais cuidado!

3 – BAGAGENS
Bagagem para um passeio de um dia, com a moto em bom estado, protegida e com camaras reforçadas, é praticamente apenas água e comida! No máximo alguma ferramenta pra tirar o pneu, ou remendos de câmara de ar. E não precisa todos levarem ferramentas, combinem antes quem leva um kit completão. Leve chaves específicas da sua moto pra complementar o kit geral caso necessário.

– NUNCA LEVAR BAULETO!
– Amarrar as tralhas no banco do garupa, ou no bagageiro de forma estável e segura.
– OU usar produtos específicos: sacos estanque, malas laterais, alforges laterais
– Evitar mala de tanque, atrapalha a pilotagem em pé

4 – ALIMENTAÇÃO
Pilotar na terra é divertido pacas, mas cansa! Ainda mais pra nós, sedentários. O calorão desidrata, e o gasto de energia dá fome! SEMPRE leve água e alguma comida.

– Levar água à vontade em garrafa plástica ou camelback
– evitar líquidos com gás (refrigerante, energético, água com gás… vai estourar!)
– Levar comida energética (barras de cereais, amendoins/castanhas, goiabada/bananada, rapadura, etc)

5 – O GRUPO
Você já conhece eles? Já rodou com eles antes? São de boa na tocada EM GRUPO, ou é cada um por si e foda-se o rôia? Eles estão com as motos cheias de gambiarra que vai ficar dando pane toda hora, atrapalhando o passeio? Cuidado com quem você vai rodar, pra não ficar abandonado no mato sem apoio e sem saber pra que lado ir. É raro mas acontece muito!

6 – SUA PILOTAGEM
Você está indo pra terra pela primeira vez, ou iniciando já fez alguns passeios mas ainda não está firme, seguro. Vá sempre dentro de seus limites! Não é porque os outros estão correndo que você tem que correr e se arriscar sem experiência ou perícia. ANTES da partida, já saiba quem mais está na mesma condição e vão juntos, um cuidando do outro. Com certeza você não fez nenhum curso de pilotagem ainda, e para iniciar “de leve” não precisa mesmo. Só precisa coragem e PRUDÊNCIA! Um bom amigo também ajuda. Depois de alguns passeios, já vai saber quais pontos precisa melhorar na pilotagem, aí é o momento de escolher um curso.

7 Responses »

  1. Quais são as câmaras de ar recomendada para off road ?
    Vi que fala das reformas mais quais são elas ?
    Pergunto por que tenho uma Lander …

    • camara reforçada de 4mm de espessura. tem de marcas como pirelli, kenda, rinaldi, vipal… só pesquisar no Mercado Livre que acha muitas.

  2. Ótimas dicas, muito obrigado! Estou começando e sinto que orientações como essas são fundamentais para continuar me aventurando. 😎🤙🏍

  3. Aconselho incluir na bagagem:
    1) 4m de corda nylon ou paracorde para eventual reboque de alguma quebrada (lá não vai ter guincho)
    2) kit básico de primeiros socorros (com muito band-aid e hipoglós)
    O atrito da manopla no punho, causa bolhas; cfe. o calor e umidade, é normal acontecer assaduras nas verilhas…

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