Encontro na 319

Encontro na 319
Encontro na 319

I ENCONTRO DE AVENTUREIROS DA BR-319

Em 6/8/17 ocorrerá um encontro de “doidos” na BR-319. São aventureiros de moto, carro, triciclo, jipe, bicicleta, patinete, qq coisa que sirva pra chegar lá. Alguns já fizeram esta mítica rodovia brasileira, outros querem fazer, e estamos todos trocando idéia pelas redes de contatos.

O local é a Vila Igapó-Açu, que fica próximo do Km 250 da BR-319, ao sul de Manaus. Não tem quase nada de estrutura lá, tem uma pousada com 5 quartos (já lotados para a data), um ou dois bares pequenos e só. Vai ser um encontro toscão mesmo, quem for não espere conforto nem comodidades. Tem energia elétrica e um telefone público via satélite. Não pega celular, não tem internet, nem gasolina (não tem posto, depende de iniciativa pessoal, é cara e qualidade incerta). Leve barraca, tem bastante gramado por lá! Outra opção é rede, e quem for de carro, dormir dentro do carro.

Não é pra assustar nem desanimar, é só pra informar que vai ser rústico o negócio lá.

Pra quem estiver indo pro evento:
Partindo do Sul, Sudeste e Centro-Oeste:

A minha sugestão pro roteiro de ida é a via rápida! Asfaltão de Cuiabá até Porto Velho, Humaitá e então 330Km de terra até a Vila Igapó-Açu. Então se você está no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, e alguns estados do Nordeste, vá pra Cuiabá!

Sugestão de Rota/Cronograma:
Dia 1: Cuiabá – Cacoal : 980Km de asfalto pela BR-070 até Cáceres e BR-364 até Cacoal. Pista simples, asfalto bom, bastante cidades e oferta de gasolina pelo caminho. Evite a noite após Nova Lacerda e Comodoro, que é selva e é comum acidentes com animais.

Dia 2: Cacoal – Porto Velho – Humaitá – Vila Realidade. 640Km sendo apenas 40Km de terra. A partir de Porto Velho já vai entrar na BR-319 asfaltada, bom pra fotos. Em Humaitá encha o tanque e os galões reserva com gasolina boa, e então rume para o pernoite em Vila Realidade. A Vila já tem 4000 habitantes, tem posto bandeira branca com wi-fi, várias lanchonetes, farmácia e três pousadas. É possível estar tudo lotado, então barraca é obrigatório na bagagem (assim como repelente, e vacina contra febre amarela).

Dia 3: Vila Realidade – Vila Igapó-Açu: 330Km de terra. A AVENTURA! Parta bem cedo de Vila Realidade, não subestime a estrada e muito cuidado sempre.

Partindo do Nordeste:
Pode optar em ir até Brasilia e Cuiabá, para entrar no roteiro que já citei, OU ir até Belém e botar a moto em um barco, para subir o Rio Amazonas até Manaus (6 dias). De Manaus para o evento são 200Km de asfalto e 50Km de terra. Tem posto no Km 100, em Careiro-Castanho, abasteça tanque e galões reserva.

Estou sugerindo a “ida rápida” porque outras alternativas como pegar a BR-230 (Transamazonica) para ir até Humaitá, (1600Km de terra) tornam a viagem meio imprevisível e se não for bem planejada você vai chegar na Vila depois que o evento já passou. Viajar com hora marcada pra chegar já é chato no asfalto, e indo por terra fica muito pior. Pressão psicológica, pressa, ousadias, e por um erro besta a viagem acaba. Então vá tranquilo, e depois do evento continue sua viagem fazendo a aventura pela terra com mais calma.

Alguns participantes vão fazer bate-pernoita-volta, outros vão seguir pra Roraima e Guianas, alguns vão pra Manaus e de barco pra Belém, e outros voltam pra Humaitá pra entrar na BR-230 até Marabá, por exemplo. Com certeza lá no evento vão ser formadas muitas parcerias para esses retornos.

O trecho de terra da BR-319, em julho/agosto/setembro é bem poeirento e com centenas de pontes de madeira. Esperamos que até agosto estejam recuperadas desta época de chuvas fortes que ocorrem até maio, junho. Nos últimos dois anos o histórico é bom, a estrada tem sido recuperada em grande parte. E PASSA QUALQUER TAMANHO DE MOTO! Quando cheguei em Manaus em setembro passado, no dia seguinte partiu um irmão de Harley 1600, pesadona e bem carregado, levou dois dias pra passar 600Km até Humaitá, e passou muito bem.

A passagem da Aventura Amazonia 2016 pela BR-319 no final de agosto 2016 foi no décimo quarto dia da viagem. Aproveite para conhecer como foi a estrada na época da seca (chove menos, mas chove!)
Vídeo curto do dia: http://www.elbando.com.br/2016/08/26/amazonia-2016-decimo-quarto-dia/
Vídeo longo: https://www.youtube.com/watch?v=k93bMNS2V4Y&t=2s

E lembrando sempre das dicas, mapa, pontos atualizados, aqui:
http://www.elbando.com.br/2016/07/15/dicas-para-br-319/

Posto de Vila Realidade

Restaurante da Maria

Fundos da Pousada Beira-Rio (Dona Mocinha)

Balsa do Rio Igapó-Açu

Visão da 319 Sul da Vila

Pousada Beira-Rio vista da balsa

Compartilhe!

9 Responses »

  1. boa noite amigos aventureiros ,estou passando aqui para parabenizar a todos q faz esse grupo, pois estou mim preparando para fazer essa viagem , agora no dia 31/03/17 e estou pegando algumas informações do relatos aqui sitados ,desde já agradecido,irei sair de maceió-AL em sentido a cabedelo-PB, no KM 0 da BR 230,

  2. Vocês são malucos. Morei em Porto Velho por 5 anos e já cheguei a ir até a Vila Realidade, mas nunca me aventurei além. Conheço essa estrada Cuiabá-Porto Velho. Gosto de rodar por ela. Minha esposa é de lá. Se eu tivesse me planejado gostaria de ir com vocês.

  3. Chow galera, dia 06/08/ 2017,estarei e igapó-açu junto com a turma que vai partir de manaus,nos encontramos la

  4. espero que seja verdade esse evento,pois estamos nos preparando a varios meses p irmos e será decepcionante a expedição ser um brefe.Contamos com todos que vão faremos um grande encontro, o primeiro de varios abraço a todos e nos encontraremos lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *