Também chamada de Perimetral Norte, a BR-210 nunca foi terminada. Era uma estrada projetada para a defesa das fronteiras do norte do país, interligando Macapá com Boa Vista e terminando lá em São Gabriel da Cachoeira, extremo noroeste do Brasil fronteira com a Colômbia. Existe apenas um pequeno trecho transitável no Amapá e outro em Roraima. No Pará e Amazonas praticamente nada foi feito.
HISTÓRIA: https://pt.wikipedia.org/wiki/BR-210
VÍDEO:
– Amazonia 2017 Dia 17 – Saindo de Macapá pela BR-210
– Amazonia 2017 Dia 24 – Passando pela BR-210 em Roraima
24h por dia de Rock e Blues – clique para ouvir enquanto lê o texto
Abaixo um esquemático do que existe hoje. Azul é asfalto, Laranja é terra. Tracejado é apenas plano, não existe na realidade.
No Amapá a obra parou quando chegou em uma tribo então desconhecida. No Pará não foi construído nada. Em Roraima, existe um trecho transitável entre o Rio Jatapu e o Rio Repartimento. O trecho entre o Rio Repartimento e a Missão Catrimani está 20 anos abandonado. No Amazonas também nada feito, apenas um trechinho perto da cidade de São Gabriel da Cachoeira.
O Projeto Estradas Amazônicas deseja percorrer o máximo possível da BR-210, para descobrirmos direitinho o que existe e o que é lenda. Ainda não temos data para realizar mais essa aventura.
ROTEIROS:
– BR-210 – trecho no Amapá
– BR-210 – trecho em Roraima