Amazonia 2022 – Dia 14

Amazonia 2022 – Dia 14

Mais um dia acordando cedasso! No primeiro horário do cafézinho bem básico do hotel, e estamos já todos prontos. Só pao com manteiga e café, joga dois pra dentro e partimos.

O clima ajudou e nao choveu durante a noite. Pista seca! Logo começa o trecho já reformado. A placa avisa que serao 78Km! Show! Tudo lindo, nivelado. Ritmo legal, seguro, sessentinha e até oitentinha!

A paisagem já mudou em relação à nossa ultima visita em 2017! Muita ocupação na beira da estrada, pequenos sítios. A expectativa está grande de que a BR-319 finalmente decole! Resultado dos ultimos 3 anos, a criacao de gado em Vila Realidade subiu de 3000 cabeças para 30000 cabeças. Dito pelo dono do hotel.

Avançamos para o segundo lote de obras. Mais 80km e uma nova empreiteira. Continua bem nivelada a pista. E bem ampla! Legal pra gente pilotar, e tb os demais veículos aproveitam pra correr. Cuidado! As pontes são mão única! A novidade agora é que tem placas indicativas dos km da rodovia!

Por volta das 11h, o solzão queimando. Chegamos no terceiro lote de obras e agora o bicho pegou! Os trabalhos estao no inicio e a estrada está péssima! Tipo choveu, destruiu, secou e passa assim mesmo agora! Buraqueira, valas, pedras, e começa a aparecer as armadilhas de talco! Em uma obra, as maquinas estão trabalhando na pista e um caminhao-pipa molha tudo. Fica um sabao! Celso escorrega e cai. Marli cai logo atrás dele. Avisamos que isso acontece mesmo. O da frente cai o de trás se assusta e vai junto. Eu e Sérgio estavamos longe e quando chegamos eles já tinham levantado com ajuda de um morador local. Moral abalado, mas vamos em frente.

Varios km adiante, começa uma sequencia longa de varios piscinoes de talco/poaca. É terrivel, levanta uma nuvem de poeira que acaba com a visibilidade. Quando passa caminhao entao, muito cuidado pois essa nuvem dura muito tempo, ninguem enxerga nada e pode ocorrer acidentes. Nessa situação Marli caiu mais 3 vezes e avariou a moto! Cambio, manete e embreagem. A moto foi cedida pra ela SEM PROTETORES! Porra!

Pedimos carona para 4 veiculos, pra levar a Marli até a Vila Igapó-Açu mas nao deu certo. O quinto veiculo levou ela até uma torre da embratel proxima, para tentar um telefonema pro seguro. Eu consegui pilotar a moto capenga até a torre (11km). Deixei a minha no mato e depois voltei com Sergio pra buscar. Nisso Marli descobriu que não tinha como fazer telefonemas na torre. Resolvemos deixar a moto na torre e conseguimos outra carona pra ela até a Igapó, num caminhao da empreiteira da estrada.

Eu, Sergio e Celsao fomos tocando. O quarto lote de obras também estava iniciando, e a estrada pior que antes. No Rio Novo pegamos 18km de poaca sem parar! Nunca vi tanta! Em outro trecho tinha deposito de pedras grandes picadas na pista, para servir de base para outras camadas. Passamos por cima disso também, instavel e risco de cortar pneus. Marli nao iria passar de moto aqui, teriamos que passar a moto pra ela.

Tava feio mesmo. E lento! Chegamos na Vila Igapó-Açu anoitecendo já quase escuro. Celso comentou que das 3 travessias da 319 q ele fez, essa foi a pior!

Instalados na pousadinha, agora é esperar Marli chegar! Vai demorar!

 

One Response »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *