DICAS PARA A BR-010
Uma estrada dos Anos JK, para ligar a nova capital (Brasília) ao norte do país (Belém), que ficou pela metade.
HISTÓRIA: https://pt.wikipedia.org/wiki/BR-010 (com erros de confusão sobre a BR-153)
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=mDs6PJLYVEc
A partir da eleição de Juscelino Kubistcheck e o plano de construir Brasília no centro do Brasil, seriam necessárias estradas para interligar o país até a nova capital. Nesse contexto que se inicia em 1958 a construção da Rodovia Belém-Brasília. Capitaneada pelo Engenheiro Bernardo Sayão, que tocava a obra junto com os operários. Naquela época tinha outra numeração, e hoje é a BR-010.
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Duas frentes de obra foram iniciadas, a partir das pontas. Os trechos do Pará e Maranhão foram entregues (Belém até Carolina/MA) e do DF até metade de GO (Brasília até Teresina de Goiás) estando hoje asfaltados. No interior do Tocantins temos alguns trechos asfaltados, alguns ainda de terra, e alguns ainda planejados no papel. A emancipação do estado e fundação de Palmas alterou o traçado original para passar pela cidade, o que leva ao “abandono” de trechos previstos no projeto. Note na figura o traçado praticamente reto de Castanhal até Brasília (projeto original dos anos JK), e a barriga feita para passar por Palmas (correção de rota devido criação do Tocantins em 1988).
Em Goiás, a estrada rural existente de Cavalcante até a divisa com Tocantins permanece de terra. Muitos trechos rurais existentes em GO, TO e MA não coincidem com o traçado planejado. A estrada é uma colcha de retalhos, o que gera essas confusões de nomenclatura “Belem-Brasilia” com a BR-153 e mapas mal feitos. Passa por áreas rurais, áreas indígenas e maravilhas como a Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso e Cavalcante em Goiás), Jalapão (Ponte Alta e Novo Acordo em Tocantins) e a Chapada das Mesas (Carolina/MA).
Em 2015, a caminho da Transamazônica, Bressan percorreu a estrada toda asfaltada de Brasília até Palmas, para então pegar os trechos de terra até Goiatins/TO e Carolina/MA. A dificuldade de informações sobre o traçado correto gera a vontade de repetir a rota por outros trechos, certamente uma boa aventura e descobrimento da história.
Roteiro: https://goo.gl/maps/as1YesBC9Cm
Condições da Rodovia (DNIT):
Verificar em cada estado por onde você vai passar –
http://servicos.dnit.gov.br/condicoes/
Lembre de ver no mapa do site MOTOENCONTROS os pontos que já marcamos lá, como postos de gasolina, hospedagens, restaurantes, e outros locais interessantes. Pra quem gosta, tem as coordenadas para você passar para seu GPS.
Como ir de Porto Velho pro Maranhão sem ser pela BR 230 queria ir por um roteiro que seja asfaltado.
Ótima pergunta Michell! Hoje no Brasil tem apenas duas alternativas de asfalto nessa rota que você pediu:
1 – BARCO de Porto Velho a Manaus e Belém, e então asfalto de Belém pro seu destino no Maranhão.
2 – Estrada de asfalto passando por Cuiabá, Barra do Garças, ruma para Gurupi, Araguaína e então chega no Maranhão.