Estaremos apresentando aqui na página Amazônia 2022 a equipe da viagem, as motos, informações sobre o planejamento, rotas desejadas e depois as fotos da viagem.

Sonhar não custa nada, já temos tudo definido desde 2020! Faltava só o “coronga” ir embora!

Roteiro: Definido

Este ano vamos visitar os extremos OESTE (Mancio Lima/AC) e NORTE (Pacaraima/RR) com objetivo de conhecer o Monte Roraima e claro percorrer estradas novas e mapear pontos interessantes para os demais viajantes. Previsto passarmos em Vila Bela da Santíssima Trindade/MT (antiga capital do estado antes de Cuiabá), Guajará-Mirim/RO (atravessando a terra indígena), e Vila Tepequém/RR.

Na volta, barco de Manaus para Santarém, a descida pela BR-163 até Sorriso/MT, para então mapear a estrada entre Santiago do Norte, Gaúcha do Norte e Canarana, contornando o sul do Xingu. Rota ainda inexistente no Google Maps e que poderá ser futuramente a rota alternativa da BR-242 planejada para a região.

Um planejamento de aproximadamente 11000Km para ser realizado em 30 dias, com boa margem de “gordura” para eventuais imprevistos.

Equipe: Definido

Bressan (Himalayan/DF), Serginho (Lander/SC), Celsão (Falcon/ES) e Marli (Himalayan/SP) até o momento confirmados!

Partida: Definido

Saindo de Vitória/ES dia 2 de agosto. Brasília dia 5 de agosto 2022. São Paulo conecta-se ao grupo em Porto Velho alguns dias depois. Rumo ao infinito e além.

Informações nas redes sociais de sempre:
– Facebook: NÃO VAI TER!
Instagram.com/EstradasAmazonicas
Youtube Bressan El Bando

Acompanhe a viagem, comente, mande sua energia positiva aos viajantes! Isso sempre anima e motiva todos.

VIDEO RESUMO DA VIAGEM – pule para o minuto 4:34

DIARIO DA VIAGEM

Dia 1 – Dia otimo na estrada! Começamos tarde depois de resolver as ultimas pendencias. 10h saimos do posto rumo a Anapolis, Goias Velho e Aragarças. Foram aproximadamente 600Km rodados. As motos vieram superbem a 110 de cruzeiro e 43 graus no painel. Lander foi mais economica (37km/l), Falcon no meio e Hima mais beberrona (29km/l). Muito calor… [leia mais]

Dia 2 – Partimos de Aragarças pelas 8h e chegamos agorinha 18h em Cáceres. Uns 720Km rodados hoje. A BR-070 muito boa no MT, pista simples mas recapeada. Paisagem alternando cerrado e plantações, relevo quase todo plano. Destaques para alguns chapadões no horizonte e a Serra de São Vicente próxima da capital. Chegou a 45 graus na estrada… [leia mais]

Dia 3 – Saímos de Cáceres bem cedo pra aproveitar melhor o dia. Resolvemos fazer os 40km finais da BR-070 rumo a Bolívia, pra zerar mais uma BR brasileira. Lá chegando, seguimos a dica do amigo Khaely e visitamos uma nascente chamada LA CURICHA, que eh um marco natural da fronteira entre os dois países. Agora vem… [leia mais]

Dia 4 – Ontem após falar com pioneiros da cidade, conseguimos contato de um guia e hoje vamos conhecer algumas cachoeiras. Clima seco sem chuva há várias semanas, a vazão de vários rios bem reduzida. Optamos por ir direto na Cachoeira Capivari, a mais distante. 58km de terra. Inicialmente iriamos de moto mas depois repensamos e fomos… [leia mais]

Dia 5 – Amanheceu chovendo em Vila Bela! Várias semanas seco, normal para a época do ano. Até rolou piada sobre nós termos trazido a chuva pra cidade! Eu não trouxe capa de chuva, mas felizmente Celso tinha uma extra. Partimos sob chuva e nuvens pesadas no horizonte. Felizmente foram apenas 60km de agua. Passamos novamente por… [leia mais]

Dia 6 – Saindo de Pimenta Bueno cedo, nossa rota de hoje prevê 200km de terra. Vamos atravessar o Parque Estadual de Guajará-Mirim percorrendo a BR-421. De Pimenta até Ariquemes, a BR-364 tá boa, exceto no trecho entre Ouro Preto e Jaru. Esse trecho é sempre todo remendado! Me fez pensar se a origem disso não seria… [leia mais]

Dia 7 – O hotel em Nova Dimensão surpreendeu! Novinho, ótimas instalações! Distrito de Nova Mamoré, circula muito dinheiro da pecuária. Partimos cedo, para mais 58Km de terra da BR-421. Estava bem nivelada e patrolada. Sinal de que o trânsito é bem maior nesse trecho. Não duvido que asfaltem nos próximos anos! Chegando em Nova Mamoré,… [leia mais]

Dia 8 – A parte chata de acampar é ter que desmontar tudo, empacotar de novo. As vezes nem cabe de volta na embalagem kkk. Após a noite bem dormida, acordamos com o cacarejar dos galos, pouco antes do sol nascer. Levantamos acampamento, no posto tinha um café básico e então partimos. Hoje vamos entrar no… [leia mais]

Dia 9 – No fim da tarde de ontem Sérgio chegou em Sena Madureira, após Celso estar encaminhado para Honda em Rio Branco. A suspeita é a bomba de gasolina. Coisa rápida que esperamos resolver hoje mesmo. Enquanto aguardamos, fomos turistar por Sena Madureira. Tem a Igreja mais antiga do Acre, um museu e o mercado público. Algumas… [leia mais]

Dia 10 – Analisando a situação no jantar de ontem, estamos dois dias atrasados no cronograma e temos compromisso com a Marli em Porto Velho! Então decidimos explorar o extremo oeste pela manhã e retornar à tarde rumo a Rio Branco. Partimos cedo para aproveitar o dia, e nos encaminhamos para a divisa AC/AM da BR-307. Essa BR… [leia mais]

Dia 11 – Dia de fazer km rumo a Porto Velho! Marli já chegou na capital de Rondonia. Saímos de Tarauacá cedo, passamos Feijó e o trecho de 20km de terra (km 436 a 456) e prosseguimos desviando de buracos. As cidades foram ficando pra trás… Sena Madureira, Manoel Urbano, Bujari, Rio Branco. Não entramos na… [leia mais]

Dia 12 – Sobrou 350Km para Porto Velho! Dia mais relax? Não! Temos que chegar a tempo de pegar a oficina aberta e fazer as revisões nas motos! Partimos um pouco mais tarde que o normal, tipo 8h hoje. Refizemos toda a estrada semi-esburacada até o trevo para Guajará-Mirim. Dali em diante, estrada desconhecida para… [leia mais]

Dia 13 – Pelas 10h da manhã retornamos na oficina Plínio Motos. Duas himas prontas e a Falcon nos últimos ajustes. Fiz a troca de oleo e filtro na minha (levei o filtro de oleo, mas ele já tem disponivel no estoque). Nenhum outro ajuste. A Lander está na garantia e fez a revisão na Yamaha. Marcamos um… [leia mais]

Dia 14 – Mais um dia acordando cedasso! No primeiro horário do cafézinho bem básico do hotel, e estamos já todos prontos. Só pao com manteiga e café, joga dois pra dentro e partimos. O clima ajudou e nao choveu durante a noite. Pista seca! Logo começa o trecho já reformado. A placa avisa que serao 78Km… [leia mais]

Dia 15 – Marli chegou na Vila Igapó-Açu pelas 21h! Já tinhamos reservado um quarto pra ela. Chegou bem, embora tenha vindo sacolejando no caminhãozinho da construtora por 160Km pela BR-319 em péssimo estado nesse trecho. Jantamos e todos foram dormir mais cedo que de costume, exaustos pela estrada. Na manhã seguinte, previsão de… [leia mais]

Dia 16 – Durante a noite ontem, pelo zap Marli informou que chegou no porto da BR-319 do Careiro da Várza, e ficou por lá pois já não tinha mais a balsa pra Manaus. Pegou carona de caminhão, da Vila Igapó-Açu até ali. Infelizmente teve que ouvir besteiras do caminhoneiro rebitado, mas não passou disso. Hoje cedo esperamos… [leia mais]

Dia 17 – Com as motos já revisadas e preparadas, hoje saímos cedo de Manaus, rumo a Boa Vista. Serão 750Km aproximadamente. No meio do caminho tem a travessia da famosa Terra Indígena Waimiri-Atroari. Aquela que fecha a estrada das 18h as 6h da manhã. As informações dos amigos indicam que… [leia mais]

Dia 18 – Mais um dia iniciando cedo pra fazer render! Cafézão no hotel e bora pra estrada. Rodando pela BR-174 rapidamente após 128Km chegamos em Boa Vista e pegamos o anel viário, novidade para nós. Esse desvio da cidade é muito bom e ajuda legal. São 30Km de pista simples e muito boa. A paisagem totalmente… [leia mais]

Dia 19 – Ao despertar aquele barulho de chuva já acendia o alarme mental! Tava forte a bagaça! O café era na padaria do outro lado da rua. No Zuzupan! O cara é uma figura! Divertidão e contou várias histórias… [leia mais]